Truques para usar os auscultadores sem estragar os ouvidos
mccoutinho
Publicidade • Continue a leitura a seguir
Hoje em dia, usam-se auscultadores quase sempre, em quase todo o lado. Na rua, a andar, a falar, a correr, na escola (não nas aulas, claro), para quem gosta de música ou de vídeos, os “phones” são os melhores amigos.
Mas, se calhar não sabes, o seu uso excessivo pode prejudicar a audição! O TAG deixa-te aqui quatro simples regras para que os possas utilizar com maior segurança, evitando danos nos ouvidos.
O primeiro conselho é básico. Não pôr a música muito alta. Mas o que é “muito alto”, perguntas tu? A regra é nunca passar 85 decibéis, ou pondo de outra forma, dois terços do volume é o máximo. Seja qual for o limite de som no aparelho que usas, o máximo dos máximos é um quarto acima da metade e nem um milímetro mais.
Mesmo com a regra anterior, períodos longos de audição podem causar danos. Se fizeres intervalos a cada 60 minutos para os ouvidos descansarem - não precisam ser longos intervalos, mas deixá-los recuperar -, a diferença já é enorme.
Terceira regra: teres a certeza que os phones estão bem colocados nos teus ouvidos, à medida. Nem demasiado grandes, nem demasiado “enterrados”. Mas também demasiado soltos podem levar-te a pôr a música mais alta.
Há quem pense que os headphones que entram no ouvido são piores do que os largos com esponja, mas a ciência prova que não é necessariamente assim. E que, aliás, com os largos tens tendência a pôr o som mais alto e isso é pior. Escolhe um modelo com o qual te sintas confortável e em que não sintas a interferência de ruídos exteriores, para conseguires pôr o mais baixinho possível.
Os truques foram compilados pelo site especializado americano Mashable.