“Fast Heroes 112” é um projeto que ajuda a identificar os primeiros sintomas e atuar em caso de AVC (acidente vascular cerebral). Há atividades educativas no site, para fazer na escola e em casa, e um álbum de fotografias com máscaras (não dessas que estás a pensar).
O AVC, iniciais de acidente vascular cerebral, é coisa séria e grave. É como um ataque cardíaco, só que acontece no cérebro por causa de um bloqueio numa das artérias ou de uma hemorragia. A interrupção do fluxo sanguíneo conduz à perda da função neurológica devido à morte de células cerebrais. E o corpo manifesta-se.
A “Fast Heroes 112” (podes ver no site www.fastheroes.com) ajuda-te a perceber quais os sinais do AVC e como atuar de forma rápida caso aconteça com os teus familiares mais próximos e mais velhos, como os teus avós. Salvar vidas é o objetivo maior desta campanha mundial.
A cada hora que passa, três portugueses sofrem um AVC, um deles não sobrevive, outro fica com sequelas para o resto da vida. Dá que pensar, não dá? E tu podes ser um precioso veículo de transmissão de informação e um valente agente desta luta contra o AVC. Tu podes salvar vidas.
Os 3 F’s: Face, Força, Fala
Francisco é um dos elementos da equipa dos super-heróis. Faz caretas para fazer rir o seu neto Tomás. Se não consegue, algo de mau está a acontecer. Fernando também está na equipa e consegue levantar um carro só com um braço. Se o seu poder não se manifesta, alguma coisa estranha se passa. A avó Fátima, outro elemento, tem uma voz angelical, ninguém conta histórias como ela. Será que um AVC pode afetar o seu dom? Tânia é professora, é prima de Tomás, ensina o que sabe e o que aprende aos avós e explica o que é o trombo malvado, esse vilão que ataca o cérebro, causa o AVC e provoca lesões. Se algum super-herói perde um dos seus superpoderes, e há suspeita de AVC, é ligar para o 112 para chamar uma ambulância.
Lembrar as famílias quais são os sinais de um AVC é ser super-herói. Há três sintomas que são os mais comuns. Um lado da face que lentamente começa a descair. Um braço que repentinamente perde a força. Não conseguir falar, nem sequer duas palavras. Em qualquer um deles, é preciso atuar de imediato.
Cerca de 90% das pessoas que sofrem um AVC pedem conselhos a outras pessoas, familiares sobretudo, antes de chamarem uma ambulância. Daí a extrema importância de uma correta e rápida identificação dos sintomas e chegada atempada ao hospital para evitar consequências mais graves. Percebido, certo?
Ligar 112, acionar o socorro hospitalar
O AVC continua a ser uma das principais causas de morte e de incapacidade em Portugal. Diana Aguiar de Sousa, neurologista, membro da direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, destaca vários aspetos. “A avaliação hospitalar urgente é particularmente importante nos doentes com AVC porque as consequências, potencialmente graves, podem ser reduzidas ou evitadas se os doentes conseguirem chegar ao hospital a tempo, recebendo o tratamento adequado.”
É ligar para o 112, não se pode arriscar a vida desnecessariamente. “Isto é particularmente importante nos casos de AVC porque, a cada minuto que passa, morrem milhões de células cerebrais. É por isso muito perturbador saber que estes doentes poderiam ter recebido tratamento a tempo, mas, devido ao atraso, terão uma maior incapacidade”, sublinha.
“Fast Heroes” é uma campanha mundial, focada sobretudo na faixa etária dos cinco aos nove anos, tem mais de cem mil crianças inscritas em muitos países, e lançou mais um desafio para chegar ao maior número de pessoas. Quer deixar a sua marca no registo mundial de recordes com o maior álbum online de fotografias de super-heróis. Basta colocares uma máscara de super-herói, fotografar, enviar.
Há várias escolas espalhadas pelo Mundo que participam na “Fast Heroes 112” e há um quadro de classificações. Ganham-se pontos por ensinar os pais, por vencer jogos, por preencher e-books. Neste momento, a EB de Louriçal, de Pombal, está em 6.º lugar.
Pontos a reter
AVC
Lesão das células cerebrais que morrem ou deixam de funcionar pela ausência de oxigénio e nutrientes, por causa de um bloqueio do fluxo de sangue, ou porque são inundadas pelo sangue devido a uma artéria que se rompe.
Sintomas
Face, assimetria do sorriso. Fala, dificuldade em falar. Força, falta de força num braço. Na presença de qualquer um destes sinais, é urgente e imperativo ligar para o 112. Sem pestanejar.
Certezas
O tratamento do AVC depende da velocidade de reação face aos sintomas e da referenciação através da linha 112 para a ativação da Via Verde do AVC. Atuar, logo.
Escolas
O ano de 2012 começa e a “Fast Heroes 112”, direcionada sobretudo para crianças dos cinco aos nove anos, convida todos os professores a juntarem-se à causa que, em Portugal, conta já com o envolvimento de mais de cem escolas e 125 turmas inscritas. A ideia é implementar a campanha todos os anos e já está a ser desenvolvido um novo livro com uma nova personagem, Tânia, a professora.
Participar
Basta ir ao website e fazer o registo. A campanha está a ser desenvolvida em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia. A iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, da Sociedade Portuguesa do AVC e da Organização Mundial do AVC.
Texto: Sara Dias Oliveira