É um espetáculo com várias camadas, que mistura as aventuras de um menino que sai da sua aldeia com as lembranças de infância do escritor José Saramago, Nobel da Literatura. “A maior flor do Mundo e as pequenas memórias” conta a história de um pequeno herói que parte de sua casa, que deixa a sua família, em busca de algo maior. A peça, do Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, dirigida a maiores de seis anos, ocupa o palco do auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, Ovar, no próximo sábado, dia 22. A entrada é gratuita.
O ambiente é mágico e bastante cenográfico, combina movimento, voz e som ao vivo com música de Surma. A estética inspira-se em livros pop-up, a dramaturgia entrelaça o menino do conto de Saramago com os seus tempos de criança. E o público embarca assim numa viagem poética e visual sobre a infância, o tempo, a curiosidade, as descobertas, as surpresas.
Saramago escreveu: “A criança que fui não via a paisagem como o adulto em que se viria a tornar, tentado a imaginá-la a partir da sua perspetiva de homem. A criança, enquanto tal, estava simplesmente na paisagem, fazia parte dela”. E de um conto nasceu um momento especial. Matilde Cruz interpreta a narrativa, Surma toca músicas originais ao vivo.
Este espetáculo integra o MIA – Mediação Interativa Artística, um programa de atividades artísticas e educativas dirigido ao público familiar, crianças, jovens e famílias, coproduzido pela Imaginar do Gigante e pela Câmara de Ovar, com o objetivo de aproximar públicos às artes performativas. Vai na sétima edição e andará pelas cinco freguesias do concelho ovarense até ao fim do ano com atividades gratuitas. O MIA tem essa missão de equidade social, de fortalecer a coesão territorial no acesso à cultura e às artes, promovendo a inclusão e a integração. 2025 arranca com este conto de Saramago que tem alguns traços de contos de fadas e de tradição oral. O melhor é ver.
A maior flor do Mundo e as pequenas memórias
Data/Hora 22 de fevereiro, às 16 horas
Preço Entrada livre sujeita à lotação do espaço
Local Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz (Ovar)
Texto: Sara Dias Oliveira
Foto: Direitos Reservados