Uma manhã na estufa e uma tarde dedicada à engenharia. Esta é a proposta do Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, para o próximo sábado, 28 de janeiro. As atividades de fim de semana já são um costume nesta casa da ciência, mas desta vez há, para quem quiser, dose dupla de conhecimento.
O dia de diversão começa com a atividade “Manhãs de Ciência”, que todos os sábados acontece no centro, por volta das 10.30 horas. Desta vez, “Há ciência na estufa” e o convite é para sair do edifício principal e ir até ao jardim. Neste caso, um jardim coberto e repleto de alimentos. Durante duas horas, os mais novos poderão aprender o que é o efeito de estufa e como é que grande parte dos alimentos que consumimos são produzidos através desta técnica. Haverá ainda muito para aprender sobre diversas plantas e como é que elas crescem até nos darem alimentos. A atividade é destinada a crianças entre os cinco e os dez anos.
De tarde, toda a família está convidada para mais uma sessão do “Laboratório de Engenhocarias”, um espaço que pretende satisfazer “a curiosidade acerca do Mundo, da ciência e da tecnologia”. Esta edição chama-se “Engrenagens à solta” e chega ao Centro de Ciência Viva para festejar o Dia Mundial do Puzzle, que se assinala no dia seguinte à atividade. Dos mais novos aos mais velhos, já que esta é uma atividade a partir dos 11 anos e pensada para toda a família, vai ser possível aprender a construir engenhos divertidos. Começa às 15 horas.
Para fevereiro já estão marcadas mais manhãs de conhecimento com temas como a água, a geometria ou os ursos polares. Há também oficinas, laboratórios e conversas. Todo o programa pode ser consultado no site do centro e há atividades gratuitas.
As inscrições devem ser feitas através do email ou do contacto telefónico do Centro de Ciência Viva do Algarve. Os bilhetes para o “Manhãs de Ciência” e para o “Laboratório de Engenhocarias” têm o custo de quatro euros cada.
Texto: Sara Sofia Gonçalves