Uma maneira diferente e divertida de comer alheira

Uma maneira diferente e divertida de comer alheira

Gostas de alheira? É um enchido tipicamente português feito à base de carne de aves. A forma mais comum de ser confecionada é grelhada, mas sugerimos outra forma, igualmente fácil, que te permite, literalmente, pores a mão na massa. Estes caracóis de alheira vão buscar o formato ao famoso bolo doce com frutas cristalizadas. E podem servir-se como entrada da refeição ou como petisco ao lanche. Tem ainda a vantagem de ser possível adiantar a preparação na véspera, guardar no frigorífico e no próprio dia é só cortar às fatias e levar ao forno. A receita divulgada pela Pumpkin, site parceiro do TAG, é do blogue Lume Brando.

 

Preparação

  1. Desenrola a massa folhada (retira uns cinco minutos antes do frigorífico para que não quebre ao desenrolar).
  2. Com uma faca, faz um corte na pele das alheiras no sentido do comprimento.
  3. Com as mãos, desfaz em pedaços o recheio das alheiras e espalha por toda a base da massa folhada, pressionando um pouco para que não fique demasiado alto.
  4. Faz um rolo, enrolando com cuidado a partir da parte mais larga da massa.
  5. Envolve no papel vegetal que vem com a massa, fecha as pontas e leva ao frigorífico pelo menos 30 minutos antes de fatiar (ou de um dia para o outro).
  6. Pré-aquece o forno nos 200 graus. Retira o rolo do frio, coloca-o sobre uma tábua e corta fatias com cerca de um centímetro de espessura.
  7. Distribui as fatias num tabuleiro forrado com papel vegetal, bem espaçadas entre si, e leva a cozer cerca de 20/25 minutos na altura média do forno.

 

Ingredientes

  • 1 base retangular de massa folhada
  • 1,5 alheiras de qualidade

Serve 8 pessoas. Tempo total: 60 minutos

 

Texto: Sandra Alves

 

Queres mais sugestões Quente e Frio? Podes ver aqui.

pumpkinlogowww.pumpkin.pt