Já deves ter ouvido falar de Elon Musk, um multimilionário que, entre outras coisas, foi responsável pela criação dos carros elétricos Tesla. Ele até quer normalizar as viagens para o espaço – e construir uma cidade em Marte.
Mas o filantropo tem também planos, há vários anos, de lançar um Hyperloop. E o que é isso? Uma espécie de super comboio de passageiros ou carga, que viajará numa espécie de tubos ou condutas, sem resistência do ar e, por isso, a enormes velocidades.
Um pouco futurista, porém, tudo indica que uma rapariga de 13 anos pode ter descoberto agora um sistema de transporte melhor, mais rápido e mais económico do que este Hyperloop.
Segundo vários meios de comunicação social norte-americanos, Caroline Crouchley, de 13 anos, criou um protótipo num desafio para jovens cientistas, o 3M Young Scientist Challenge.
O seu conceito baseia-se no tal super comboio mas pretende aproveitar os trilhos de comboio já existentes ou abandonados, criando os tubos pneumáticos em cima deles. Isto seria mais barato e eficiente, mais seguro e amigo do ambiente: poderia funcioinar até com 100% de energia renovável.
A ideia já começa a ser notícia em todo o mundo, mas ironicamente não ganhou o concurso: a vitória foi para uma outra rapariga, de 14 anos, que idealizou um remédio líquido que pode reduzir as infeções por superbactérias.