Publicidade Continue a leitura a seguir

Vais regressar à escola, tira proveito dos TPC

Publicidade Continue a leitura a seguir

A rotina recomeça na segunda semana de setembro e, com ela, os trabalhos de casa. Esta tarefa não tem de ser aborrecida e desinteressante. Não é um bicho de sete cabeças. Haja condições, haja motivação.

 

Serão mesmo necessários?

O assunto nunca foi consensual. Há quem veja benefícios nos TPC, há quem enumere desvantagens nesses trabalhos dados na escola para levar e fazer em casa.

Por um lado, há quem os defenda como um importante instrumento pedagógico por várias razões. Para consolidar conhecimentos. Para rever a matéria dada. Para organizar o pensamento. Para desenvolver a aprendizagem. Para não deixar tudo para a última antes dos testes. Para exercitar o que se aprendeu na escola. Para estimular o sentido de responsabilidade e respeitar prazos de entrega. Para criar hábitos de estudo. Para espicaçar a autonomia.

Por outro, há quem os considere dispensáveis por diversos argumentos. Menos tempo em família, menos tempo de lazer, menos convívio com amigos. Menos tempo para brincar, sobretudo no 1.º ciclo. Há quem diga que estas atividades deviam ser feitas na escola, e apenas lá, que os alunos devem estar livres de obrigações em casa, que os pais não devem ser professores dos filhos, e que o excesso de TPC pode desenvolver sentimentos negativos em relação à escola.

Vantagens e desvantagens, benefícios e prejuízos, prós e contras. Mais um tema em que não há uma verdade absoluta. O que deve imperar é o bom senso.

Matéria e método

Em primeiro lugar, ter método para os TPC para que não sejam uma dor de cabeça e feitos em esforço. É meio caminho andado. Por exemplo, ler a matéria, tentar entendê-la, fazer um resumo com as próprias palavras. Se surgirem dúvidas, perguntar ao professor na próxima aula. Não te esqueças, com método poupas tempo que podes aproveitar noutras atividades.

Rever para não esquecer

Se o estudo não for uma prática regular, o cérebro pode desligar de informação que aprendeu. Os TPC ajudam a não esquecer. Sabes porquê? A ciência diz que 20 minutos depois de aprendermos uma coisa, já só retemos 45% da informação, 24 horas depois ficam apenas 20% na cabeça. Rever matéria em casa, num ambiente mais recatado, ajuda a olear o cérebro. Estudar um bocadinho todos os dias, em casa, evita o stress de teres de estudar tudo à pressa, na véspera dos testes.

Gerir o tempo

Um verdadeiro quebra-cabeças. É a escola, são as atividades extracurriculares quando as há, são os horários, são os minutos ou horas gastos nas viagens, nos transportes, são os preciosos momentos de lazer e relaxe. É muita coisa para gerir. Com calma, tudo se faz, tudo se encaixa, tudo se resolve com equilíbrio e sensatez. Criar um horário semanal com as tarefas a fazer, e passos a dar, é uma possibilidade. Mais organização, maior concentração. E os TPC são feitos com maior descontração.

 

A saber

Os TPC são para ti, para tu fazeres, não são para os teus pais.
Podes pedir-lhes ajuda, sim, tirar dúvidas, claro, mas és tu que tens de tratar disso.

Os deveres da escola não são um bicho papão.
Com organização e método, fazem-se sem muita fita e drama.

Não vale a pena procrastinar, fazer de conta que eles não existem.
Quanto mais cedo ficarem feitos, melhor.

Televisão desligada. Telemóvel em silêncio.
Nunca é demais repetir estas máximas.

Estudar, convém não esquecer, significa descobrir, ter curiosidade,
puxar pela criatividade, crescer com informação e conhecimento.

 

Texto: Sara Dias Oliveira
Foto: Ilustração Freepik