Viagem pelo interior do património português

Viagem pelo interior do património português

Este ano, muita gente prefere fazer férias no país, em sítios mais sossegados e com menos gente. Aí está um ótimo pretexto para conheceres melhor o interior de Portugal. E o interior, de aborrecido não tem nada: há muito que ver e fazer. Desta vez, sugerimos-te museus onde podes conhecer o que de melhor essas regiões têm para oferecer.

A norte, em Bragança, existe o Museu Ibérico da Máscara e do Traje (na foto) e o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano, que te explica o impacto histórico que teve a passagem de judeus por aquela zona. Em Chaves, o Museu da Região Flaviense é muito interessante.

Se estás pela Guarda, podes visitar o Museu do Brinquedo, em Seia; também o Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora, que te mostra um pouco do quotidiano rural daquela zona; e não dispenses a visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde podes ver arte rupestre. Um pouco mais abaixo, em Castelo Branco, há o Museu dos Descobrimentos, em Belmonte, e o Museu Arqueológico do Fundão.

O Alentejo é uma boa região para encontrar fascinantes vestígios do passado, como as ruínas das antigas cidades romanas de Ammaia, em Marvão, e Miróbriga, em Santiago do cacém. Em Évora, tens a Megalithica Ebora, que te leva a conhecer os mais importantes locais arqueológicos da zona, como o Cromeleque dos Almendres ou a Anta Grande do Zambujeiro. Mas se te interessas mais por arte, também tens o Museu do Artesanato e do Design de Évora.

Continuando a rumar a sul, existe o Museu Etnográfico de Aljustrel, onde podes ter um cheirinho de como era viver no século passado e ver os utensílios usados na agricultura ou na tecelagem; e também o Museu Arqueológico de Mértola. E não nos esquecemos do Algarve: o Museu do Traje, em São Brás de Alportel, ou o Castelo de Alcoutim merecem uma visita.

Texto: Joana Ribeiro
Foto: Rui Ferreira/Global Imagens