Vida em Vénus? Descoberta de gás fosfina surpreende

Vida em Vénus? Descoberta de gás fosfina surpreende

Uma equipa internacional de astrofísicos, incluindo a portuguesa Clara Sousa-Silva, descobriu que as nuvens de Vénus têm fosfina, um gás que na Terra é produzido naturalmente por bactérias, que são organismos vivos.

“Descobrir fosfina em Vénus constitui um verdadeiro bónus”, explica Clara Sousa-Silva, que trabalha no Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos.

“A descoberta levanta muitas questões, tais como é que os organismos poderão sobreviver na atmosfera do planeta vizinho. Na Terra, alguns micróbios conseguem suportar até cerca de 5% de ácido no seu meio, mas as nuvens em Vénus são praticamente só constituídas por ácido”, acrescenta a investigadora, citada num comunicado pelo Observatório Europeu do Sul (OES).

A descoberta “é bastante significativa”, mas “para confirmar a presença de vida [microbiana] é ainda necessário muito trabalho”.

“A confirmação de existência de vida na atmosfera de Vénus constituiria um enorme avanço em astrobiologia. É por isso essencial fazer o seguimento deste intrigante resultado com estudos teóricos e observacionais para excluir a possibilidade de que a fosfina em planetas rochosos [como Vénus] possa ter também uma origem química diferente da fosfina na Terra”, sublinha o astrónomo Leonardo Testi.

Texto: S.A.
Foto:EPA/ESO