O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio e a data foi escolhida em 1994 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de dar valor à família como estrutura central de apoio à educação infantil e não só. Celebra-se a união familiar entre diversos membros, que podem ser pessoas que possuem um antepassado familiar em comum ou pessoas que, juntas, constituíram uma nova família.
As famílias são responsáveis por:
· procurar promover a educação dos filhos;
· ajudá-los a desenvolver-se com saúde;
· uma boa alimentação;
· respeitar os direitos e deveres de todos.
É sempre importante que “família” seja sinónimo de uma mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que a compõem. Para isso, podemos todos fazer um (pequeno) esforço para estarmos com os nossos de algum modo e convivermos um pouco. E podes celebrar a família de várias formas:
– um “almoço ou jantar de família”, que pode ser completado com uma sessão de anedotas ou jogos (mímica, de tabuleiro…);
– um piquenique ou uma ida à praia;
– assistir a um filme em grupo;
– tirar uma fotografia divertida com toda a família;
– uma conversa online juntando todos, nas diferentes casas, para reviver memórias de bons momentos que só são vossas, etc.
Lembra-te que, neste trágico momento de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, há muitas famílias que foram obrigadas a viver separadas e gostariam de estar juntas.
Texto: Maria José Pimentel