A Igreja dos Clérigos fica ainda mais bonita (e musical) no Natal

A Igreja dos Clérigos fica ainda mais bonita (e musical) no Natal

Natal pede magia, luz e muita música. E encontras tudo isso na Igreja dos Clérigos, até dia 2 de janeiro, num ciclo inédito de seis concertos.

São espetáculos especiais, que combinam uma projeção multimédia a 360º no interior deste monumento ex-libris do Porto com interpretações ao vivo de algumas das mais célebres melodias natalícias.

O ciclo chama-se “Spiritus Natalis” e é desenvolvido pelo ateliê criativo OCUBO e pela Irmandade dos Clérigos. Na prática, o público assiste à combinação única da projeção a 360º do premiado espetáculo multimédia “Spiritus” em cada detalhe da obra arquitetónica de Nicolau Nasoni; com a interpretação ao vivo de temas como como “O Holy night” de Adolphe Adam, “Joy to the world”, de Georg Friedrich Haendel, “Ave Maria” de Giulio Caccini, “Noite feliz”, de Franz Xaver Gruber, e “Inverno” de Antonio Vivaldi.

Com uma duração de 45 minutos, “Spiritus Natalis” percorre assim dez clássicos de Natal de forma inovadora.

Nos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro, e 2 de janeiro, pelas 21 horas, a voz da soprano Fabiana Magalhães vai ecoar no coração do templo, acompanhada por Rogério Monteiro no violino, Rui Soares no histórico órgão de tubos da igreja e Manuel Azevedo no trompete.

O ciclo “Spiritus Natalis” surge na sequência dos concertos multimédia “Clérigos Immersive Concert – Spiritus of Classical Music”, uma iniciativa desenvolvida a partir do universo de “Spiritus”, o primeiro espetáculo imersivo da Igreja dos Clérigos, que em 2023 consagrou o monumento como “Local Mais Notável” do mundo pelos Remarkable Venue Awards.

Os bilhetes para os concertos de Natal, recomendados para maiores de 12 anos, custam 23€, e podem ser adquiridos em www.spiritusporto.com e www.portugalagenda.com, ou na bilheteira local.

Texto: Patrícia Naves