Se de repente a terra começar a tremer, tu sabes o que deves fazer? Há três gestos simples que podem fazer a diferença e que nunca é demais relembrar.
Nesta quinta-feira, 5 de novembro, realiza-se um exercício a nível nacional para recordar o que fazer antes, durante e depois de um sismo, promovido pela Proteção Civil e que se chama “A TERRA TREME”.
1. Baixar sobre os joelhos: é uma posição evita que possas cair durante o sismo, mas permite que te movas;
2. Proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e ir por exemplo para debaixo de uma mesa resistente;
3. Aguardar até a terra parar de tremer.
Em casa, na escola ou em empresas é possível treinar estes três passos para estar prevenido numa situação real de sismo. A hora definida para este exercício nacional é as 11.05 horas.
Nas escolas, o exercício começa com um toque de campainha a assinalar o “início do sismo” para se cumprirem os três gestos de segurança.
Quando a campainha voltar a tocar é porque o sismo “acabou” e é preciso sair do edifício e ir até a um ponto de encontro previamente definido.
Este ano, a cerimónia que assinala esta iniciativa oficialmente vai realizar-se na Escola Básica e Secundária António Bento Franco, do Agrupamento de Escolas da Ericeira, em Mafra, distrito de Lisboa, com a presença do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tenente-general Carlos Mourato Nunes, do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. A sessão vai ser transmitida online.
Texto: Sandra Alves