Aos dez anos de idade, 27 alunos da escola básica José Manuel Durão Barroso, Armamar, podem dizer que já escreverem um livro.
O conto “Uma limpeza necessária”, da autoria da turma A do 4º ano, vencedor do concurso literário Correntes d`Escrita, organizado pela Câmara Municipal de Póvoa de Varzim e a Porto Editora, já está editado em livro.
“Há muitas crianças que vão ler este conto e este é o mundo fantástico de quem escreve histórias”, realçou Paulo Gonçalves, da Porto Editora, aquando da distribuição do livro.
Tal como revela Sofia Castro Cruz, uma das autoras, o conto fala de uma menina, filha de um cientista, que um dia diminui de tamanho e entra no cérebro de um comandante de tropa mau. A missão da criança é limpar o cérebro do militar para o transformar num homem bom.
“Gosto mais de ler do que escrever”, conta Sofia, na linha dos colegas Maria João Teixeira e Miguel Santos Silva.
Para a professora que orientou o conto, Maria Delfina, mais importante do que ganhar é incutir o desejo da escrita e da leitura nas crianças. “Fica o bichinho”, realça.
Uma outra turma (B) da mesma escola também arrecadou o segundo prémio do Correntes d`Escrita com o conto “A história que o Miki contou”.
Frederico Ramos Morais, 10 anos | Vencedor do 3.º prémio
A história que o Miki contou” é baseado num colega nosso autista que queríamos que comunicasse mais connosco
Rodrigo Gomes, 10 anos | Vencedor 3.º prémio
Éramos 24 alunos a escrever e dávamos muitos erros ortográficos, o professor tinha de corrigir. Agora já damos menos erros
Sofia Castro Cruz, 10 anos | Vencedora 1.º prémio
Prefiro escrever histórias com os colegas. Gosto de ler, mas ser escritora não está nos planos. Talvez venha a ser bibliotecária
Sandra Ferreira