O trágulo-do-vietname é parecido com um veado, mas também se assemelha a um rato. Os cientistas pensavam que estava extinto, uma vez que o último registo foi feito em 1990. Afinal, a espécie resistiu à desflorestação e à caça, e foi vista recentemente no sul do Vietname.
O animal, raríssimo e cujo nome científico é tragulus versicolor, tem o tamanho de um coelho e pêlo de duas cores. A cabeça e metade do corpo são castanhas. A pelugem da parte de trás é cinzenta e tem pontas brancas. O trágulo-do-vietname não foi visto durante quase 30 anos, de acordo com a organização Conservação Global da Vida Selvagem. Até ao momento, tinham sido avistados quatro exemplares, em 1910, na cidade de Nha Trang, no sul do Vietname, e um, em 1990, durante uma expedição.
Habitantes de províncias vietnamitas sabiam que existiam animais da espécie, embora a existência não estivesse documentada. Um grupo de investigadores decidiu procurá-los. Entrevistaram moradores locais, caçadores, traficantes de animais e guardas florestais. Seis dos 35 entrevistados disseram ter visto trágulos, identificando dois tipos. Um deles apresentava características semelhantes às do trágulo-do-vietname. Mais de 30 câmaras, instaladas nas zonas onde os entrevistados disseram que viram a espécie, captaram 1881 imagens do animal, entre novembro de 2017 e julho de 2018.
O trágulo-do-vietname é o animal mais pequeno do mundo do grupo de ungulados, que inclui mamíferos com cascos, como cavalos, veados, antílopes, girafas e rinocerontes. A revista científica “Nature Ecology & Evolution”, que publicou a reaparição, está a incentivar a proteção e a preservação da espécie e de outros animais selvagens que vivem no local.
Texto: Bruna Sousa
Foto: Wikipédia