Esta noticia parece mais para os teus pais do que para ti – e em parte até é -, mas se vires as coisas pela positiva pode ser também bem fixe e importante para a tua utilização do telemóvel.
Vamos por partes: a Google lançou este mês uma aplicação, a Google Family Link, que funciona em Android e iOS e permite que os pais acompanhem a atividade digital dos seus filhos. Já está disponível nos Estados Unidos e vem para a Europa este ano.
A app pretende ser uma forma de os teus pais monitorizarem melhor o que vês online e durante quanto tempo, o que é bom para te proteger de conteúdos que não são positivos ou certos para ti e impede também que passes demasiado tempo online – sabes que é fácil o tempo voar quando nos estamos a divertir, mas passar muito tempo seguido a olhar para um ecrã não faz bem nenhum à saúde e até ao convívio com os amigos, etc.
Então a app, que vai poder ser descarregada em breve AQUI, é instalada tanto no telemóvel dos pais como no dos filhos. A partir desse momento, os pais passam a poder aprovar ou bloquear remotamente as apps que instalas no teu smartphone ou tablet.
Podem também gerir quanto tempo estás a olhar para os aparelhos e desligar remotamente o que estás a fazer, porque é hora de ir estudar, dormir ou simplesmente brincar.
A app permite que os adultos acompanhem o que as crianças estão a fazer nos seus telefones, em resposta a preocupações crescentes de que se estão a tornar um pouco dependentes deles.
Os pais precisam apenas de configurar uma conta do Google no telefone que desejam proteger e fazer o download da app Family Link. Depois, passam a ter acesso a relatórios de uso semanais ou mensais, juntamente com um acompanhamento de localização infantil, que é opcional.
E o mais engraçado é que a Family Link só vai funcionar com contas do Google para crianças menores de 13 anos. Quando a criança faz 13 anos, pode continuar a utiliza-lo mas só se quiser!