Lembras-te de quando o TAG te falou numa aplicação gratuita, que te ajudava nos trabalhos de casa de matemática de forma educativa, sem resolver o problema mas mostrando-te como lá chegar? Pois essa aplicação, a Socratic, é para a Google a “app de 2017”, derrotando centenas de milhares de concorrentes.
A app educativa, agora considerada a melhor do ano que termina, fornece ajuda em matemática, história, economia, inglês, química e biologia, através de Inteligência Artificial- e tudo com uma foto dos teus TPC. Segundo a Google, a app é “habilmente concebida, lindamente projetada e maravilhosamente útil”.
Mas há mais nas listas do ano da Google: ainda no campo das apps, é escolhida a , com vídeos virais e coisas engraçadas- mas atenção, aqui é recomendada supervisão parental!; Ainda o Boomerang, uma app para maiores de 3 anos que tem uma enorme oferta de desenhos animados, do Scooby Doo ao Daffy Duck, mas que ainda só está disponível nos EUA; e também é destacada What’s the Forecast? (qual a previsão?), para maiores de 16 e que acrescenta a previsões, corretas, do tempo, umas frases sinceras e até menos simpáticas de acordo com o que o dia reserva… E uma que se não conheces vais certamente gostar, o Photo Editor- Beauty & Camera Photo Filters, para maiores de 3 e que como o nome indica permite tornar uma imagem duma selfie num verdadeiro príncipe ou princesa…
A melhor app para crianças para é a – Count & Tracing: vocacionada para o pré escolar, permite a pais e filhos brincarem juntos, facilitando a aprendizagem dos números, com gráficos, jogos, sons e adesivos divertidos.
E a app mais divertida vai para… PicsArt Animator, um criador de animação e de desenhos animados que é simples de usar e genial, permite fazer desenhos animados, GIFs e doodles engraçados sem esforço! Por último, a Google revelou que o Super Mario Run da Nintendo foi o novo jogo mais baixado do ano, seguido de Bubble Witch 3 Saga!
‘Apps’ da Apple
Quanto à Apple, os editores da loja da “maçã” escolheram como aplicações do ano o jogo Splitter Critters, para maiores de 4 anos, a custar cerca de 3 euros. Aqui podes reorganizar o mundo com o teu dedo, passear em planetas, viver aventuras.
Também foi eleito a Affinity Photo, (maiores de 4, cerca de 20 euros), a primeira ferramenta de edição de fotos totalmente profissional para iPad; a app Calm, ou “calma”, uma aplicação gratuita de ajuda à meditação que é recomendada para maiores de 4 anos, mas claramente para um mercado mais jovem adulto; e a Testemunha (The Witness), um jogo que põe o utilizador numa praia deserta sem saber como foi lá parar (para maiores de 12 anos e pago).
O filme mais descarregado do ano é igual para os dois, Apple e Google: a animação Moana, da Disney!