“Aventuras fantásticas”: os livros onde escolhes o destino

“Aventuras fantásticas”: os livros onde escolhes o destino

Foi uma coleção marcante para uma, ou mais, gerações em Portugal e depois deixou de ser editada por cá, tornando-se de difícil acesso para os mais jovens, causando, em alguns casos, autênticas “caças ao livro” em alfarrabistas ou sites de venda em segunda mão.

Falamos-te de “Aventuras fantásticas”, uma série de livros-jogos criada por Ian Livingstone e Steve Jackson nos anos 80, que foi de um enorme sucesso em todo o mundo, e em Portugal foi editada nos anos 80 e 90 pela Verbo.

Na prática, a coleção foi uma visionária de RPG, mas sempre associada ao prazer único de ler e folhear um livro: quem lia, ou lê, é que decidia o rumo da história, tomava opções que o levavam para diferentes capítulos, sempre num ambiente de fantasia.

A coleção, que no fundo era um livro que se jogava, incluindo por vezes dados, tendo o leitor parte ativa no desenrolar da história, ficou no imaginário de muitos – há até grupos nas redes sociais- e parece estar quase de volta a Portugal.

Tudo indica que a Porto Editora readquiriu os direitos da obra e vai editar, em princípio no mês de março, os dois primeiros livros, para começar: “O Feiticeiro da montanha de fogo” e “A masmorra infernal”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois, quem sabe, se sigam os restantes números que tanto sucesso fizeram!

Texto: Patrícia Naves