O Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de março e, nesta data, há vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro.
Porque Teatro é arte. A arte da representação, do “faz-de-conta”, do fingimento e da fantasia, através da qual se apresenta num palco uma interpretação particular da realidade. E no palco, o espetáculo não brilha apenas com o desempenho de atores. Tem de haver jogos de som e de luz e muito mais para que a magia aconteça.
Ora aprende um pouco sobre o vocabulário ligado ao teatro:
1. Dramaturgo(a)– pessoa que escreve peças de teatro (textos que servem de base à representação).
2. Encenador(a)– pessoa que cria o espetáculo teatral, com base na peça escrita pelo dramaturgo, gerindo o trabalho dos atores e de todos os outros aspetos artísticos e técnicos.
3. Diretor(a) – responsável máximo de uma companhia de teatro (trupe).
4. Ator/atriz– aquele que desempenha um ou mais papéis da peça de teatro.
5. Atos – Cada uma das divisões de uma peça de teatro, que exige mudança de cenário. Um intervalo marca a passagem de um ato a outro.
6. Cena – Subdivisão de um ato. Em cada cena, sai uma personagem ou entra outra.
7. Cenógrafo(a) – aquele que cria os cenários (os lugares onde decorre a ação, que podem ser construídos numa tela com base noutros materiais).
8. Didascálias – indicações cénicas que ajudam à representação (atitudes e movimentação das personagens, cenário, luz, som…).
9. Contracenar – quando há atores que não dialogam na cena principal e fingem conversar intencionalmente entre si.
10. Deixa – Palavra(s) do fim da fala de uma personagem que passam a vez a outra personagem em cena.
11. Aparte – Falas de uma personagem que é suposto só serem ouvidas pelo público.
12. Monólogo – quando uma personagem fala sozinha em cena.
13. Contrarregra – Aquele que marca a entrada dos atores em cena.
14. Ponto – Aquele que fica escondido do público e recorda em voz baixa o texto aos atores em cena para não se esquecerem das falas.
15. Caracterizador(a) – Pessoa que caracteriza um ator para a representação, criando-lhe uma “face” ajustada ao papel.
16. Figurinista – Responsável pelo guarda-roupa (vestuário, maquilhagem, penteado e outros complementos).
17. Luminotécnico(a) – responsável pela iluminação, pelo efeito das luzes em cena.
18. Sonoplasta – responsável pelos efeitos acústicos que constituem o fundo sonoro do espetáculo teatral.
19. Bastidores – Espaços por detrás e ao lado do palco, onde os atores esperam pela sua entrada e onde se guardam os adereços e outros materiais. É também aí que se situam os camarins, onde os atores se preparam.
20. Pancadas de Molière – criadas por Molière, serviam para avisar que o espetáculo ia começar e perduram até hoje – ouvem-se 2 séries de 3 pancadas curtas, seguidas de 3 pancadas longas.
Alguns dos dramaturgos mais conhecidos
Grécia – Sófocles, “Édipo” (496 a.C.- 405 a.C)
Portugal – Gil Vicente (1465-1536), conhecido como o pai do teatro português, autor de peças que são estuadas na escola como o “Auto da Barca do Inferno” ou o “Auto da Índia” (9.º ano) e a “Farsa de Inês Pereira” (10.º ano).
Inglaterra – William Shakespeare (1564-1616), talvez o autor de peças mais representadas em todo o mundo, com destaque para “Romeu e Julieta”. Harold Pinter (1930-2008)
França – Molière (1622- 1673)
Espanha – Félix Lope de Veja (1562-1635)
Alemanha – Bertolt Brecht (1898- 1956)
Vamos à ação
Uma peça divertida
A Máscara (2022) é uma peça em que a representação é só por mímica. Alunos de 4.º ano de várias escolas da Madeira são os atores desta peça onde há um “inspetor” muito rigoroso que tem de enfrentar uma revolta de máscaras.
Testemunho
A profissão de “iluminador de espetáculos de teatro” (ou luminotécnico) é um pretexto para Maurício Freitas dar o seu testemunho sobre como é dar vida a um palco.
Teatro musical
Uma nova edição do espetáculo “ A pequena sereia”, de Felipe La Feria, está em cena no Teatro Politeama, em Lisboa, até 24 de abril.
A Beatriz, a Clara e a Zoe são repórteres da Rádio Miúdos e foram visitar os bastidores deste espetáculo. Entrevistaram o encenador, atores e filmaram diferentes espaços. Espreita aqui a reportagem:
Texto: Maria José Pimentel