O mês é de festa e por isso há surpresas para ajudar à celebração. Os Circuitos Ciência Viva assinalaram, a 6 de fevereiro, o seu 7.º aniversário, com um balanço extremamente positivo, como foi revelado.
Sob o lema “Deixe-se guiar pela curiosidade”, os circuitos são no fundo rotas ou programas de turismo científico que já levaram mais de 141.700 visitantes aos Centros Ciência Viva.
Segundo dados da rede ao TAG, atualmente, contam com cerca de 14.700 exploradores e só em 2023 foram registadas 45.726 visitas com o cartão do programa, em toda a Rede Nacional de Centros Ciência Viva.
Além disso, o programa ultrapassou os 320 parceiros de ciência, cultura, alojamento, restauração e transportes, o que permite tornar a experiência dos exploradores mais rica, e lançou, no ano passado, a 7.ª edição do Guia dos Circuitos Ciência Viva, com o novo Circuito de Arcos de Valdevez, e a 2.ª edição do Passaporte.
Com um cartão, um guia e uma app, os Circuitos oferecem entrada gratuita nos 21 Centros Ciência Viva e disponibilizam 20 circuitos ou destinos de viagem em Portugal programados, com mais de 200 etapas. Incluem ainda acesso aos conteúdos digitais do Guia na app, bem como a mapas interativos, desafios e partilha de experiências e fotos.
O cartão tem a validade de um ano, um custo de 60€ e abrange dois adultos ou um casal com filhos até aos 17 anos. É extensível a filhos entre os 18 e os 25 anos, mediante o pagamento adicional de 10€ por cada.
Na prática, são já 21 os Centros Ciência Viva que podes visitar com o cartão e agora vem a novidade: até 29 de fevereiro, na compra do cartão dos Circuitos Ciência Viva nas bilheteiras dos centros, além do passaporte, é oferecido um jogo tradicional, como o dominó, o jogo do galo, o mikado ou a torre de Jenga.
Texto: Patrícia Naves