Comemorar o Dia Europeu das Línguas

O dia 26 de setembro de 2021 assinalou o 20.º Aniversário do Dia Europeu das Línguas (DEL). Um lembrete para todos: ao aprender línguas ganhamos cultura, ferramentas para comunicarmos e usufruir de todas as vantagens que o mundo cada vez mais global nos oferece. E esses benefícios são para todos, adultos e jovens – nunca é tarde para aprender uma língua estrangeira.

Quando viajamos para outro país, mesmo que só saibamos pouquinhas palavras, essa vantagem ajuda-nos a fazer amizades, a estudar ou a trabalhar aí, mas também a conhecer a cultura dos outros e mostrarmos orgulhosamente as nossas tradições.

Na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira – Agrupamento Gaia Nascente, para celebrar o Dia Europeu das Línguas, surgiram diversas atividades juntando os esforços dos  alunos do 5.º, 6.º , 8.º e 9.º anos, de professores de Línguas e de Educação Visual Tecnológica e Cidadania e ainda do Clube Europeu e do Centro de Recursos Biblioteca Escolar (CRBE).

As atividades estavam integradas no projeto eTwinning “Travelling through Languages” que conta com a participação de 16 países europeus.

1º – Os alunos escreveram mensagens de parabéns, pequenos textos de opinião sobre a importância de aprender línguas estrangeiras, apresentaram-se aos parceiros europeus e falaram da região e da escola. Os textos foram escritos em português, inglês e francês na sala de aula. Houve também sessões de projeção de vídeos para serem comentados, de jogos e resposta a pequenos questionários.

2º – Na biblioteca (CRBE), as turmas envolvidas partilharam num padlet opiniões e balanço da experiência (consulta aqui), entraram em desafios vários como nuvens de palavras e quizzes online e ainda colocaram posts coloridos utilizando diversas ferramentas digitais.

3º – O 8.º I gravou vídeos e mensagens audio enviadas aos parceiros europeus, partilhadas no Twinspace do projeto “Travelling through Languages” e reunidas num mural da turma.

4º – Em EVT e Cidadania, elaboraram-se cartões ilustrados com símbolos e monumentos portugueses. Os alunos mais novos escreveram as moradas nos envelopes enquanto aprendiam como se envia um postal, uma carta, e os conceitos como remetente e destinatário.

O resultado foi apresentado a toda a escola numa exposição presencial no CRBE e partilhado via Classroom, num padlet e num vídeo.

 

 

Texto: Ana Maria Cruz – Coordenadora do CRBE Adriano Correia de Oliveira