Com a chegada das férias de verão apetece fazer atividades ao ar livre. Se gostas de animais, agora é uma boa altura para conviveres com eles e conheceres as espécies que mais te interessam.
Quinta Santa Isabel
Aqui podes cuidar dos animais e participar em muitas outras atividades que fazem parte do dia a dia de uma quinta. Há sempre eventos variados neste espaço em Guifões, Matosinhos, para pessoas da tua idade e para os mais velhos. Para uma experiência mais completa, também podes passar uma semana no campo de verão (155 euros; apenas um dia são 37 euros).
Monte Selvagem
Nesta reserva em Montemor-o-Novo, no Alentejo, existem mais de 70 espécies animais, selvagens e domésticas. Durante um passeio divertido e informativo, é possível contactar com a Natureza, aprender a protegê-la e a conservá-la. Todos os animais são autóctones, a não ser aqueles que já estavam deslocados do seu habitat natural e precisavam de abrigo. Os bilhetes custam 12 ou 14 euros (criança ou adulto). Crianças até três anos não pagam.
Quinta do Cavalo Kiron
Um espaço de terapia assistida por equinos, em Sintra, onde não se monta a cavalo: tudo é feito no chão. Cuidar dos animais e alimentá-los também faz parte da terapia. Ideal para tratar distúrbios mentais e comportamentais, como a ansiedade. Os cavalos que existem no espaço foram resgatados e reabilitados por especialistas em comportamento animal para poderem participar nas intervenções. Existem sessões para crianças (60 euros) e para famílias (120 euros).
Quinta dos caninos
Apesar do nome, este santuário animal em Palmela não tem apenas cães; podes encontrar muitos animais de quinta. Para visitar, é necessário falar com a associação, e não existem custos. Aqui o contacto com os animais é direto, sem vedações a separar, e os voluntários são bem-vindos – até os mais novos.
Futurismo Whale Watching
Sabias que é possível mergulhar com golfinhos selvagens no seu habitat natural? Nas ilhas de São Miguel e do Pico, nos Açores, podes nadar com eles – embora não lhes possas tocar, pois não deixam de ser animais selvagens – e admirá-los bem de perto, além de ouvires os curiosos sons com que comunicam. Só tens de ter mais de oito anos e saber nadar. Os preços variam entre os 85/70 euros para adulto (São Miguel e Pico, respetivamente) e 42,50/35 euros para criança.
Texto: Joana Ribeiro