Crítica de Fuga Júnior para adolescentes é uma nova iniciativa que procura explicar e desenvolver o estímulo pela crítica de objetos artísticos, sobretudo dentro das artes vivas, como performance, teatro e ança, junto do público jovem – através de sessões de enquadramento teórico e técnicas de expressão.
A Crítica de Fuga nasceu no âmbito do Festival e Laboratório Internacional de criação, Linha de Fuga 2020, tendo sido reunido então um grupo de cinco adultos, que se manifestavam criticamente sobre as obras observadas durante o evento.
Para o Festival e Laboratório de 2022, Alexandre Valinho Gigas propôs-se a criar um grupo de adolescentes que procurem oferecer o mesmo tipo de observação e expressão crítica, sobre os objetos artísticos a integrar a programação do evento.
As sessões já começaram mas o Festival só arranca dia 16 de setembro, pelo que ainda há encontros – mesmo não conseguindo juntar-te, fica o registo da iniciativa: de como um grupo de adolescentes vai aprender a ver e manifestar-se, com olho e sentido crítico, sobre arte. Tudo está a acontecer no Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Coimbra, e todas as informações estão online.
O “Linha de Fuga – festival e Laboratório Internacional de Artes” decorre de 12 de setembro a 16 de outubro em vários espaços da cidade de Coimbra.