Sete espécies de dinossauros regressaram da pré-história e invadiram Setúbal para mostrar que estão mais vivos do que nunca. Até 29 de agosto, os mais novos podem recuar no tempo e interagir, montar e tirar fotos com os animais jurássicos, na exposição Dino Fun, no espaço Alegro Setúbal (centro comercial).
A Praça Bombordo alberga vários gigantes, conhecidos pelos maiores admiradores destas criaturas, tais como o Braquiossaurus, o Dilophosaurus, o Stegosaurus, o Tarbossaurus, o Rugops ou o célebre Velociraptor.
Nesta exibição interativa, que recria o mundo jurássico, é dada a conhecer a história e as características de cada uma das espécies, assim como o tipo de alimentação, o habitat e a época em que viveu, aliando a educação à diversão. Miúdos e graúdos podem embarcar nesta aventura e subir para os seus dinossauros preferidos enquanto estes se movimentam.
O material arqueológico que não pode faltar é simples: um telemóvel ou uma máquina fotográfica, já que, além dos dinossauros, também há um cenário tridimensional com um T-Rex prestes a eclodir um ovo gigante, ao mesmo tempo que faz rugidos bem ferozes e mostra os dentes e as garras afiadas a todos os que passam. Regista o momento, antes que sejam extintos.
E porque este salto ao passado pode estar mais perto do que imaginas, o Alegro Setúbal disponibiliza viagens gratuitas de autocarro, de ida e volta, do centro da cidade até ao centro comercial. As partidas do Alegro Bus estão marcadas todos os dias para as 11, 15 e 18 horas. O regresso ao centro da cidade decorre às 12.30, 16.30 e 19.30 horas.
A entrada para ver a exposição tem o custo de dois euros e inclui a subida a um dinossauro. Mas podes sempre “trepar” para os outros, vai é implicar que gastes mais dois euros em cada um. Só não poderás subir ao T-Rex. Por isso, vai prevenido e diverte-te.
Texto: Mariana Areal