Páscoa é sinónimo de convívio familiar e partilha à volta da mesa, uma azáfama boa que volta a estar nos planos depois de dois anos com restrições severas devido à covid-19. Por isso, sugerimos uma entrada diferente para o almoço de Páscoa. Estes ovos em cestinhos de massa filo são muito fáceis de fazer e os cozinheiros mais pequenos vão poder ajudar. A receita, divulgada pela Pumpkin, site parceiro do TAG, é da Joana Biscaya, do Petit Chef.
Estas são as indicações para as crianças fazerem, mas peçam ajuda a um adulto na hora de tirar os ovos cozidos e de colocar a massa filo dentro e fora do forno.
Preparação
Aquece o forno a 180º graus.
Leva ao lume um tacho com água e algumas gotas de corante alimentar.
Coloca o ovo e deixa cozer oito minutos. Quando estiver quase cozido, retira o ovo e deixa arrefecer um pouco.
Bate suavemente a casca para fazeres algumas rachas e volta e colocar o ovo no tacho mais cinco minutos a cozer.
Retira do lume e passa-o por água fria. Retira-lhe a casca e verás aparecer o ovo misterioso.
Para o cestinho, vais precisar de uma folha de massa filo. Esta massa é muito fina, frágil e seca com facilidade. Por este motivo tens de a trabalhar com cuidado para não partir e com rapidez para não a deixar secar.
Unta com pouco azeite uma taça que possa ir ao forno com cerca de oito centímetros de diâmetro e coloca num tabuleiro de ir ao forno.
Com uma faca sem serrilha e de plástico, corta a folha de massa filo ao meio e volta a cortar ao meio – assim vais ficar com quatro folhas mais pequenas.
Coloca na taça um quadrado da massa. Pincela com mais um pouco de azeite e coloca mais um quadrado desencontrado com o quadrado anterior. Repete mais duas vezes. Leva ao forno dez minutos até ficarem douradas. Retira do forno e deixa arrefecer.
Para a salada, rala a cenoura e reserva numa taça. Corta a alface em tiras e reserva também. Quando a taça estiver fria, retira com muito cuidado o cestinho de filo e enche com a alface e a cenoura e dispõe no centro o ovo cozido. Decora com algumas sementes de sésamo. Tempera só na hora de servir.
Ingredientes
Texto: Sandra Alves
Queres mais sugestões Quente e Frio? Podes ver aqui.