A pandemia de covid-19 exige que este ano haja regras nas praias, pois são locais onde estão muitas pessoas em simultâneo. O objetivo é que haja distância de segurança, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus – o SARS-CoV-2.
Por exemplo, jogar à bola ou com raquetes e lançar discos não vai ser possível. Isto por que estão proibidas as atividades desportivas com duas ou mais pessoas. Sabes bem que, quando estás a jogar, as bolas vão muitas vezes parar junto de outras pessoas e outras pessoas tocarem nos teus brinquedos não pode acontecer.
A distância entre os chapéus de sol tem de ser de pelo menos três metros e entre os banhistas deve ser de um metro e meio – mais ou menos os teus braços esticados.
Para garantir que uma praia não fica com gente a mais, foram definidos limites máximos de ocupação do areal. E variam muito, consoante o tamanho da praia. A informação está disponível no site da Agência Portuguesa do Ambiente.
E como é que tu e os teus pais vão saber se a praia onde querem ir ainda tem espaço para vocês? As autoridades recomendam que, antes de saírem de casa, o melhor é consultar a app InfoPraia. Se por acaso já tiver muita gente, o melhor é escolher outra praia para ser mais seguro.
Também à chegada da praia haverá um código de cores para informar sobre o nível de ocupação: verde, amarelo e vermelho, tal como acontece com as bandeiras que te dizem quando se pode ir tomar banho ao mar.
As regras são idênticas para as piscinas ao ar livre. E, segundo as autoridades de saúde, nada indica que não seja seguro tomar banho no mar e nas piscinas.
Outra coisa que não muda são as bolas de berlim (!) embora os vendedores também tenham regras de segurança a cumprir.
A época balnear começa a 6 de junho. Podes consultar as praias com Bandeira Azul aqui.
Texto: Sandra Alves
Foto: Arquivo Global Imagens