Este teatro lê-se: descobre como e porquê

Este teatro lê-se: descobre como e porquê

Todos os outonos, há já oito anos, acontece em Lisboa o “Esta noite grita-se”, um evento que pretende promover a leitura de peças de teatro, a sua apreciação e divulgação.

Este verdadeiro festim de leituras acontece entre 18 de outubro e 19 de dezembro em Lisboa e Faro, e volta a ter este ano uma parte dedicada aos mais novos.

A atividade “Esta manhã grita-se” é uma oficina destinada a jovens, entre os 10 e os 18 anos, e acontece na Biblioteca de Alcântara, nos dias 19 e 20 de outubro, entre as 10 horas e as 13 horas.

O momento, lúdico mas também educativo, pretende acima de tudo aumentar o interesse dos mais novos na leitura de textos e na sua interpretação, no fundo, pretende-se que seja uma formação prática (e divertida) em que o único requisito seja a vontade de descobrir algo que exista detrás do texto.

Este ano, o texto escolhido é “Amaldália cão-gata”, uma adaptação de “O Cão e o gato” de António Torrado, por Marta Xavier. O texto foi criado no âmbito do Laboratório de adaptação de textos para teatro – 3ª edição, pelo Teatro Meridional, sob coordenação de Natália Luiza e Ana Lázaro.

A oficina terá a orientação dos diretores artísticos do “Esta noite grita-se” – Filipe Abreu e Miguel Maia – e está dividida em duas partes, ocupando as manhãs dos dias 19 e 20. A participação tem um custo de 5€ e as inscrições são realizadas através do email producao@cepatorta.org ou através do contacto telefónico 924744056.

Texto: Patrícia Naves