FeLiCidade, um festival dedicado à Língua e à Liberdade

FeLiCidade, um festival dedicado à Língua e à Liberdade

Os 50 anos do 25 de Abril já se assinalaram, mas as comemorações duram o ano todo. No âmbito da celebração de cinco décadas da Revolução dos Cravos, o Centro Cultural de Belém (CCB) acolhe um novo festival. Chama-se FeLiCidade – Festival da Língua e da Liberdade na Cidade.

Tudo está programado para sábado e domingo, 4 e 5 maio, das 11 horas à 1 hora, em vários espaços do CCB. A entrada é livre e por lá vão acontecer conversas, concertos, oficinas, aulas, leituras encenadas, filmes, toda uma animação dedicada ao diálogo entre os países que utilizam a língua portuguesa, explorando as suas diversas disposições: na literatura, na música, no cinema, nos palcos.

O evento tem um site próprio que disponibiliza a programação completa. Há muitas atividades e debates mais programados para o público adulto, mas também um mercado, leituras encenadas e concertos de artistas como a Nenny ou o João Borsch, entre outros.

No domingo, 5 de maio, há o “Recreio”, entre as 11 horas e as 17 horas, com iniciativas direcionadas especificamente para os públicos infanto-juvenil e jovem-adulto, com o objetivo de dinamizar o ambiente literário, quebrando barreiras, juntando pessoas e espalhando alegria.

Uma caça ao tesouro, a criação de uma capa (de super-heroína?), um piquenique, muitos livros sorteados, um clube de leitura e um quizz literário estão confirmados. Mas há surpresas… O local e o ponto de encontro são no Bengaleiro Norte, junto à receção, porque algumas atividades vão ser encaminhadas para o exterior.

As atividades já marcadas são estas: às 11 horas, o Momento de Culinária; às 13 horas, Piquenique e às 15 horas, um Book Club Espontâneo. E só tens de aparecer!

Texto: Patrícia Naves
Foto: Sara Matos / Arquivo Global Imagens