Os concertos natalícios estão de volta este ano à capital com o programa Natal em Lisboa, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC. Nesta época natalícia, num vasto programa para todas as idades, o destaque vai para mais concertos em igrejas, outros espetáculos em diferentes salas e um novo ciclo de cinema infantil. E o melhor? Esta programação é variada, abrangente e também gratuita.
Na edição deste ano, que decorre entre os dias 2 e 18 de dezembro, ao habitual repertório clássico junta-se a poesia em forma de música, num manifesto pela paz; o pop-rock português, num concerto inusitado; uma seleção de filmes e um famoso conto de Natal tocado para os mais novos.
Entre vários concertos em igrejas icónicas de Lisboa, como a Basílica da Estrela ou a Igreja de São Roque, o cartaz traz este ano como novidade um ciclo de cinema, especialmente dedicado aos mais novos, com uma seleção de Fitas de Natal do universo da Disney e não só. Os filmes vão preencher as manhãs de dois fins de semana do mês no Cinema São Jorge, a partir das 11 horas.
A apresentação de quatro filmes de Natal, pensados especialmente para os mais pequenos – mas que os adultos também podem desfrutar – incluiu a exibição, dia 3, do magnífico filme de Tim Burton “Nightmare Before Christmas” e no dia 4 foi a vez de “A Christmas Carol”. As próximas exibições são: no dia 17, “The Muppets Christmas Carol” e, dia 18, “How the Grinch Stole Christmas”. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço, mediante levantamento de bilhetes (máximo dois por pessoa) na bilheteira do Cinema São Jorge, no próprio dia da sessão (10 horas – 17 horas).
Mas há mais: para viver esta época tão especial em família, e aproveitando o feriado de dia 8, há ainda destaque para duas propostas imperdíveis, também no Cinema São Jorge: o Quebra-Nozes, às 16 horas, com um quinteto de cordas a tocar as melodias de Tchaikovsky, musicando a famosa história da encantadora Clara que numa noite de Natal se encantou por um brinquedo muito especial. E o Projeto com Voz, ao final da tarde, que promete surpreender com um repertório pop/rock português, incluindo temas de Luísa Sobral e Tara Perdida, interpretado por um coro de vozes seniores.
Toda a programação, que é mais extensa e variada, pode ser consultada online.