E se te deixassem percorrer o parque da Lavandeira de meias? 500 crianças do primeiro ciclo participaram na iniciativa Meias com Ciência, organizada pela Ciência Viva, onde puderam explorar a diversidade do parque, em Gaia, através dos vestígios naturais que ficaram presos nas suas meias. Para ajudar os pequenos cientistas e descobrirem o que de tão especial capturaram, a organização disponibilizou a cada aluno uma caixa de Petri e uma pinça.
O Museu de História Natural e da Ciência, da Faculdade de Ciências do Porto, trouxe especialistas das áreas da zoologia, da botânica e da geologia que, através do microscópio, analisaram e explicaram os demais vestígios da natureza que as crianças recolheram. Foi uma forma natural e divertida das crianças assimilarem conhecimentos sobre a ciência e os sensibilizar para o cuidado com os animais, já que todas as formigas, abelhas ou borboletas foram devolvidas à natureza no final da investigação.
Até os meninos e meninas do Jardim de infância Teixeira Lopes, que vinham apenas fazer um piquenique para comemorar o Dia da Criança, vestiram as meias e puseram a sua curiosidade em ação!
Texto: Andreia Freitas
Fotos: Fábio Poço/Global Imagens