Foi a bordo da falua “Esperança” que a iniciativa Ciência Viva no Verão foi lançada, rumo à ilha do Rato, no estuário do Tejo. A ação, que pretendeu mostrar a importância ecológica do estuário e o papel da flora e fauna deste ecossistema, é uma das mais de 400 que integram o programa. As inscrições estão abertas e as atividades decorrem por todo o país até 15 de setembro.
A atividade que serviu de mote para o arranque da Ciência Viva no Verão é organizada pelo Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. “A Caminho da Ilha do Rato” acontece, para o público em geral, nos dias 30 de julho e 29 de agosto, às 9.30 horas.
Mas há muito mais atividades para descobrires e aproveitares, numa iniciativa em rede dos vários centros Ciência Viva, em parceria com instituições e associações científicas, museus, autarquias e empresas. As inscrições estão a decorrer desde 15 de julho e, até à data, foram registados mais de 11 mil inscritos.
Apesar de várias ações já estarem esgotadas, ainda podes inscrever-te numa vasta lista de atividades. Em Bragança, podes andar “Na Pegada do Lobo”; no Algarve, podes ser um “Astronáufrago da Ria Formosa”; no Côa, há “Visitas Guiadas ao Céu Noturno”; e muito, muito, mais.
Podes consultar aqui todas as ações disponíveis e depois é só fazer a inscrição!
Texto: Patrícia Naves