Está a chegar uma das noites mais emocionantes do ano para todos aqueles que gostam de ciência, de aprender, de investigar, de descobrir!
A Noite Europeia dos Investigadores acontece a 29 de setembro e normalmente movimenta dezenas de programas e atividades por todo o país, sempre em torno da ciência. Este ano, o maior evento da ciência em Portugal acontece em Lisboa, Braga (Altice Forum Braga), Coimbra (Baixa de Coimbra) e Évora (Praça 1.º de Maio).
Em Lisboa, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, mais de 500 investigadores vão dinamizar acima de 100 atividades num evento que mostra o que de melhor se faz a nível nacional.
Das 17 horas às 24 horas, podes levar a família e entre o Museu, o Jardim Botânico de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real, há diversas atividades gratuitas, sob o mote “Ciência para Todos – Inclusão e a Sustentabilidade”.
Em Braga, a programação, coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho e pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, contempla mais de 70 atividades e inclui uma Mostra de Ciência, com projetos de ciência desenvolvidos por alunos de escolas básicas e secundárias parceiras da Escola de Ciências. As atividades vão decorrer no Altice Forum Braga.
Em Coimbra e Évora há dezenas de iniciativas pelas ruas e pelo centro, que podes descobrir online. Não te esqueças que, das 17 horas às 24 horas também decorre o programa de atividades online, que podes ver aqui.
Mas há mais: outras entidades juntam-se à simbólica data, como é o caso o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva de Lisboa, que este ano te desafia para uma viagem no tempo, desde a origem do Universo até às inovações promissoras do futuro. Aqui, a aventura noturna tem início por volta das 18 horas, na Fonte Exterior, com a atividade “Tudo começou com um Bang”, uma viagem sensorial pela expansão do Universo com a ajuda de Fábio da Silva, criador da página Universo Perpendicular, com estrelas e fogo para iluminar o caminho.
No mesmo local, os Gigantes Marinhos, marionetas do Observatório do Mar dos Açores, vão iluminar a Noite Europeia dos Investigadores e trazem uma missão importante: lembrar que o futuro passa por proteger todos os seres vivos.
Vais poder ainda fazer “Uma Viagem Intergaláctica”, conhecer a “Linha Temporal”, estudar dinossauros, mamíferos, até a ciência por detrás do ato de cozinhar e muito mais: o programa está aqui.
Texto: Patrícia Naves