Entre os dias 23 e 25 de agosto, o teatro sai à rua em Esposende: é a oitava edição FestiTeatro – Festival de Teatro de Rua, promovido pelo município de Esposende em coprodução com a associação Itinerantenredo. Os espetáculos da noite, para o público em geral, são antecedidos por propostas muito especiais, mais dedicadas à infância, que decorrerão nas tardes de 24 e 25 de agosto.
Tudo acontece na Praça do Município de Esposende. À noite, pelas 21.30 horas, começam espetáculos como “Oli’ginal”, uma viagem poética movida pelo circo e inspirada no cinema mudo; ou “Poi”, a história de um homem rural preso desde a infância pelo efeito giroscópico do seu pião; e ainda “LibertEnano”, com o Palhaço Enano.
Mas antes há as tardes programadas a pensar nos mais novos. Sábado, dia 24, chega à Praça do Município (15.30 horas) “Surprise”, da Companhia Pepe’s Show.
Na narrativa, descobres como caixa misteriosa está prestes a explodir e a libertar duas personagens muito hilariantes, que vão contagiar ao público de alegria e diversão, tornando-os parte das situações mais engraçadas e lúdicas. O espetáculo oferece circo, teatro, comédia, malabarismo, uma engraçada marioneta criativa, interação com o público e muita diversão.
No domingo, à mesma hora, chegam os “Forzudos”, de Zirko Txosko. Dois atletas, dois cúmplices, que se esforçam a fazer truques impossíveis. Uma demonstração de força excessiva que trará as suas consequências… Risco, desastre e absurdo são o fio condutor deste emocionante espetáculo onde portas, fogo e técnicas aéreas aparecem de uma forma absurda. Um espetáculo muito visual e dinâmico, em que o humor se mistura com as técnicas circenses.
O FestiTeatro insere-se no âmbito do CREARTE, projeto que visa incentivar o crescimento da arte teatral no concelho. Os espetáculos são de acesso livre.
Texto: Patrícia Naves