Escrita em 1911, “The Forest Song” (traduzido à letra, “A Canção da Floresta”) é uma peça poética da autora ucraniana Lesya Ukrainka, que é considerada um dos primeiros protótipos de fantasia na literatura daquele país.
A história passa-se numa floresta proibida e perdida, quando Mavka, a Alma desta floresta, se apaixona por Lucas, um humano, jovem camponês e flautista talentoso. Além de Alma da Floresta, Mavka foi recentemente escolhida para ser a sua Guardiã, tendo como principal missão proteger a Floresta e o seu coração sagrado – a Fonte da Vida – contra qualquer agressão ou intruso, incluindo os seres humanos.
Lucas é um rapaz simples da aldeia, que tem um grande amor pela música, um grande talento para tocar a sua flauta de madeira e sonha em dedicar a sua vida a esta paixão. E é essa paixão pela música que leva ao encontro dos dois.
Com base neste clássico conto, chegou agora aos cinemas portugueses o filme “Mavka: A Alma da Floresta”. A obra de animação é de origem ucraniana e pensada para toda a família, com realização dos ucranianos Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban.
No filme, vês como o amor de Mavka e Lucas é recíproco, mas ele encontra-se ali a mando da cruel Kylina que, em troca de salvar a vida do seu tio, o enviou à floresta com a missão de lhe trazer uma folha da árvore da vida. Kylina tenciona usar o poder da árvore para obter a juventude eterna, mesmo que isso ponha em causa o equilíbrio entre o mundo dos humanos e o das criaturas mágicas…
Podes espreitar um trailer aqui:
Texto: Patrícia Naves