Há um vulcão acordado no arquipélago das Canárias

Lava rises up after the eruption of a volcano in the Cumbre Vieja national park on the Canary Island of La Palma on September 21, 2021. - A surge of lava destroyed around 100 homes on Spain's Canary Islands a day after a volcano erupted, forcing 5,000 people to leave the area. The Cumbre Vieja erupted on Sunday, sending vast plumes of thick black smoke into the sky and belching molten lava that oozed down the mountainside on the island of La Palma. (Photo by DESIREE MARTIN / AFP)

Há um vulcão acordado no arquipélago das Canárias

DESIREE MARTIN / AFP

No passado domingo, 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja , localizado no Parque Nacional com o mesmo nome, entrou em erupção na ilha de La Palma e tem mantido a sua perigosa atividade, obrigando à evacuação de povoações inteiras devido ao risco de vida para as pessoas. As autoridades preveem retirar das zonas mais expostas entre cinco mil a dez mil pessoas.

La Palma é uma ilha de formação vulcânica, tal como todas as outras que das Canárias, com duas partes distintas: a zona norte, mais antiga e sólida; e a zona sul, onde esta erupção aconteceu, mais jovem e ainda em formação.

DESIREE MARTIN / AFP

De acordo com a imprensa local, após dias de sinais inquietantes, com pequenos sismos (cerca de 7000), a ilha foi inchando devido à força do magma. Depois, sucedeu uma grande explosão, seguida por uma enorme coluna de fumo e pela expulsão de piroclastos (fragmentos de rocha sólida expelidos durante a erupção de um vulcão).

Das fissuras deste vulcão estão a sair constantemente lavas, gases e outros materiais, o que o torna mais perigoso e as autoridades acham que ainda surgirão novas fissuras. A lava está a caminhar para a costa, cobrindo e destruindo o que encontra pela frente, casas, plantações, animais. Segundo os especialistas, existem já cerca de 20 milhões de metros cúbicos de lava na ilha e é provável que o número de desalojados chegue aos 10 mil.

JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP

A erupção do Cumbre Vieja pode durar muito tempo. A última atividade vulcânica na ilha aconteceu em 1971 e durou 24 dias.