IndieJúnior está de regresso ao Porto! Sabe tudo sobre o festival

IndieJúnior está de regresso ao Porto! Sabe tudo sobre o festival

“A Sra. McCutcheon” aborda questões sobre a identidade de género

O IndieJúnior Allianz está de volta ao Porto! Se perdeste a primeira edição, anota já na agenda: a 2.ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto arranca na terça-feira, dia 30 de janeiro, e promete levar-te numa viagem pelos filmes mais originais feitos pelo mundo e arredores.

Durante seis dias, as salas do Teatro Rivoli, Cinema Trindade e da Biblioteca Municipal Almeida Garrett abrem portas para que possas assistir a algumas das curtas e longas-metragens mais criativas da atualidade e que, habitualmente, não chegam às salas de cinema. E sim, há muito mais cinema para ti além dos dos grandes filmes de animação, como os da Disney. Aqui também vais poder assistir a filmes de animação, claro, mas os géneros de ficção e documentário também fazem parte do “menu” de cerca de 50 filmes que estão em competição no IndieJúnior Allianz.

E desta competição, internacional, sairão três filmes vencedores, escolhidos pelos três júris do festival – júri oficial, escola e público. Se fores com os teus pais ou com a escola, o teu voto vai ser determinante para que o teu filme favorito conquiste um prémio! Ah, e não te esqueças que alguns dos filmes que vais poder ver foram escolhidos por alunos de escolas do Porto, que fizeram parte da iniciativa “Eu programo um festival de cinema”.

 

Filmes para várias idades

“Bichinhos do lixo”

Entre as obras selecionadas, encontras filmes para todas as idades: há filmes para maiores de três anos, maiores de seis, maiores de dez, maiores de 13 e maiores de 16. E os temas vão da aventura e ação, a questões com as quais te podes cruzar no teu dia-a-dia, como o bullying e pressão de partilhares a tua vida nas redes sociais (“Lá fora” ou “Bichinhos do lixo”); a descoberta da intimidade (“Como o Tommy Lemenchick se tornou no herói da escola”); ou a questão da identidade de género (“A Sra. McCutcheon”).

O filme “A Sra. McCutcheon”, realizado por John Sheedy, lança o mote para o debate “Quando a Identidade de Género não coincide com o género que foi atribuído à nascença”, que se vai realizar no dia 1 de fevereiro, às 18.30 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Aqui, vais poder ouvir e fazer perguntas sobre um tema interessante e complexo que, de certeza, não vais querer perder. O bullying, outro assunto sobre o qual, certamente, já ouviste falar, também vai ser discutido numa oficina intitulada “O bullying não tem graça”, que propõe às famílias brincar livremente e conversar sobre os desafios de crescer no século XXI.

“Ginástica”

Mas se estes assuntos são dedicados aos mais crescidos (com mais de dez anos), para os mais novos a amizade, o amor ou a competição são alguns dos temas abordados em filmes como “Ginástica”, de Julia Ocker, “Amigos para sempre”, de Maite Schmitt, ou “O menino e o gigante”, de Ana Chubinidze.

 

O meu primeiro filme

A primeira vez que se entra no “escurinho do cinema”, como canta a brasileira Rita Lee, dificilmente se esquece. Se te recordas do filme que despertou em ti a magia da sétima arte, também vais gostar de saber que filmes levaram os músicos Rui Reininho, Ana Deus e Carlos Tê a interessarem-se por este universo encantado. Na secção “O meu primeiro filme”, vais poder assistir a “Viagem ao centro da terra”, a escolha de Rui Reininho; “Alice no país das maravilhas”, eleito por Ana Deus; e  “Gloriosos malucos das máquinas voadoras”, indicado por Carlos Tê. Aventura-te na máquina do tempo e descobre estes clássicos que marcaram os anos 50.

 

 E fora da sala de cinema? 

Fora da sala escura, há muito mais cinema para explorar! Podes aprender a criar uma história e personagens com a realizadora do filme “Quero viver no Jardim Zoológico”, Evgenia Golubeva; conversar com o realizador do filme “O impacto da música na juventude”, Hugo Santos; descobrir “Os ‘sons’ que os filmes têm” em Língua Gestual Portuguesa; ou experimentar todo o potencial cinematográfico dos jogos de sombras numa oficina orientada pela artista Marta Bernardes.

Ah, e prepara a tua melhor fatiota porque no sábado, dia 3 de fevereiro, há “Bailarico”, às 16.30 horas, no Rivoli.

 

Programa completo

Já estamos em contagem decrescente para o IndieJúnior, por isso, pega no lápis e na programação, que podes encontrar aqui, e escolhe os filmes e atividades que não vais querer perder.

Atenção que para poderes participar em algumas das oficinas tens de inscrever-te previamente. Algumas oficinas são gratuitas, outras são pagas.

Confere tudo no site do festival.

 

Preço dos bilhetes

O bilhete de cinema normal custa 4 euros e o pack para famílias (quatro pessoas) custa 12 euros. Contudo, há outros descontos que poderás aproveitar.

A 2.ª edição do IndieJúnior Allianz termina no dia 4 de fevereiro, domingo, com a exibição das curtas-metragens vencedoras a marcar a despedida.

Catarina Cruz