Eduardo Ferreira, 13 anos, aluno do 8.º ano da Escola Vieira de Araújo, na vila de Vieira do Minho, criou uma televisão na internet.
Este projeto online surgiu em 2016 depois de uma experiência de rádio e, mais recentemente, da publicação de um jornal quinzenal.
Eduardo Ferreira reporta diariamente assuntos gerais, não só naquele concelho, como em outros municípios de Braga, impondo-se pelo empenho nos trabalhos de terreno. O jovem repórter faz diretos de acontecimentos diversos, desde assuntos de agenda a casos do dia: os acidentes de viação e ocorrências relacionadas com mau tempo.
A TV Rio Longo e Notícias é assim designada porque Eduardo Ferreira reside no lugar de Rio Longo, da freguesia de Mosteiro, em Vieira do Minho, explicou o jovem ao JN TAG.
Apesar de ter um estúdio improvisado em casa dos avós, Eduardo Ferreira confessa “gostar mais de ação, de ir para a rua, de entrevistar as pessoas”.
“O sonho de ser jornalista começou muito cedo quando vi na televisão o que é o jornalismo, profissão que quero seguir, fazendo o curso superior na Universidade do Porto”, revela.
Num jornalismo de proximidade, logo de causas, Eduardo Ferreira dá um grande destaque a outra da suas paixões, os animais, divulgando a Associação Patinhas Abandonadas de Vieira (APAV), um canil e gatil atualmente com 90 cães e 13 gatos.
Texto e fotos: Joaquim Gomes