“Línguas de Perguntador”: a resposta às tuas dúvidas

“Línguas de Perguntador”: a resposta às tuas dúvidas

Línguas de Perguntador” é uma rubrica na RTP2 que vai dar respostas às grandes perguntas dos mais novos.

No contexto atual, as perguntas das crianças sobre a pandemia, a guerra e a paz ou sobre o ambiente e as alterações climáticas surpreendem muitos adultos, desafiando a sua capacidade de os esclarecer. Tendo os adultos um papel gigante no modo como as crianças se relacionam com o mundo que as rodeia e vão construindo as suas ideias sobre a sociedade em que vivem, a rubrica “Línguas de Perguntador” pretende também apoiar e orientar os pais, cuidadores, professores e educadores a responder às questões mais difíceis e complexas levantadas pelos mais novos. Daí a ideia de a RTP2 e a UNICEF Portugal se juntarem.

O espaço televisivo acontece dentro do Radar XS, uma espécie de telejornal concebido especialmente para crianças dos 8 aos 12 anos. Agora, há este programa dentro do programa, que pretende incentivar o diálogo e o debate sobre o que preocupa os mais novos, valorizando a resolução de problemas, o espírito crítico, a cultura de cidadania e a descoberta do mundo.

Segundo explica Francisca Magano, diretora de Políticas de Infância e Juventude da UNICEF Portugal, “os últimos anos têm sido marcados por acontecimentos complexos e de grande adversidade, desde a pandemia de covid-19, à guerra na Ucrânia, e as crianças, independentemente do lugar onde vivem, ficam com dúvidas e especialmente sensíveis ao o que acontece à sua volta.

Para a responsável, “a ‘Línguas de Perguntador’ surgiu desta urgência de informar e responder às questões que estão a inquietar as crianças, dando-lhes informação clara e adequada à idade e, de forma interativa, incentivar a curiosidade, a reflexão, a solidariedade e o sentimento de segurança, validando os seus sentimentos”.

Na sua edição de estreia, a 12 de setembro, a rubrica semanal “Línguas de Perguntador”, que podes rever, foi dedicada à pergunta: “Apesar de a pandemia estar a acabar, a nossa vida social nunca mais foi a mesma: como voltamos ao normal?”. No segundo episódio, a 19 de setembro, a pergunta em foco será dedicada à temática da inflação: “Porque é que os preços estão sempre a aumentar? Devemos preocupar-nos?”. Já para 26 de setembro será dada uma resposta à pergunta: “Será que os carros voam ou existem daqui a 70 anos?” e no dia 3 de outubro será respondida a questão “Como seria a nossa vida se a guerra não estivesse na Ucrânia, mas sim em Portugal?”.

Esta é uma iniciativa em que todas as crianças podem participar. Para o fazer basta que enviem as suas perguntas (escritas, gravações áudio ou vídeo) em www.perguntador.pt.

Os episódios passam às segundas-feiras, às 8.30 horas e às 19 horas, no ZIG ZAG na RTP2.