Coisas que gostam de coisas
Todos os livros são sempre espaços de liberdade. Territórios mágicos onde tudo pode acontecer. Mas, mesmo dentro da lonjura que qualquer livro convoca, há alguns que ousam ir um pouco mais longe.
A série “Coisas”, que o escritor João Pedro Mésseder e a ilustradora Rachel Caiano têm vindo a publicar de forma regular, é um desses casos especiais onde a visão plena do Mundo encontra um eco nítido nas suas páginas.
Depois de títulos como “Canções do ar e coisas altas” ou “De umas coisas nascem outras”, Mésseder e Caiano voltam a interpelar-nos para o que nos rodeia. Milagres sob a forma de coisas que, de tão frequentes, nos habituámos a desvalorizar e, pior do que tudo, a ignorar.
Como o nevoeiro, que “gosta de pousar no mar e de o acalmar assim por umas horas”. Ou então o ramo da árvore, capaz de “nas tardes frias de inverno, inventar folhas e flores e ninhos e frutos”. Cada um destes elementos é, afinal, decisivo para que a Natureza seja uma celebração contínua da vida.
Autoria: João Pedro Mésseder/Rachel Caiano
Editora: Caminho
Preço: 10 euros
Texto: Sérgio Almeida
O porquinho de Natal
Não há nada mais importante para uma criança do que o seu brinquedo favorito. Por isso, quando o pequeno Jack vê desaparecer o seu adorado porquinho em pleno dia de Natal, não se importa de embarcar numa aventura sem tréguas só para conseguir abraçar de novo o seu objeto predileto.
Autoria: J.K. Rowling
Editora: Presença
Preço: 17,90 euros
O grande guarda-chuva
Nesta história simples mas cheia de significado, Amy June Bates recorre a um objeto aparentemente vulgar do quotidiano – o guarda-chuva – para nos (re)lembrar da importância do acolhimento, da tolerância e da integração. Porque, tal como acontece com o guarda-chuva, há sempre lugar para mais um.
Autoria: Amy June Bates
Editora: Fábula
Preço: 13,99 euros
O último espadão
Cada novo livro de Blake & Mortimer consegue transportar-nos para os mais vibrantes cenários de aventura, repletos de ação e espionagem. A nova história retoma o episódio original, publicado em 1950, e pretende ser uma homenagem ao criador da série, o belga Edgar P. Jacobs, falecido em 1977.
Autoria: Jean van Hamme
Editora:ASA
Preço: 15,90 euros