Livros/ Como crescer sem fechar as portas da infância

Livros/ Como crescer sem fechar as portas da infância

A primeira vez que eu nasci

 

Por muito que nos custe a acreditar, todos os gestos ou práticas que nos habituámos a fazer diariamente, desde o simples abrir dos olhos ao ato de nos olharmos ao espelho, tiveram uma origem, remota ou não, algures na nossa vida.

O que Vincent Cuvellier e Charles Dutertre nos propõem neste belo livro é olharmos para esse momento inaugural em que descobrimos, maravilhados, que a vida é uma aprendizagem permanente, qualquer que seja a nossa idade.

“A primeira vez que andei, caí. A primeira vez que caí, levantei-me. A primeira vez que me levantei, caminhei”, podemos ler na passagem em que os autores recordam os primeiros passos.

Com humor e sobretudo muita sensibilidade poética, “A primeira vez em que nasci” percorre 50 momentos significativos da vida, da infância à idade adulta, numa sucessão de episódios que demonstram que o encantamento não tem que pertencer apenas ao território da infância.

Autoria: Vincent Cuvellier, Charles Dutertre
Editora: Presença
Preço: 16,90 euros

Texto: Sérgio Almeida

 

O que fazem os sentimentos quando ninguém está a ver

Sabemos bem como cada sentimento se manifesta, dos mais calmos aos enérgicos por natureza, mas estamos longe de imaginar como é que eles agem quando estão em repouso. É este o ponto de partida do novo livro da dupla criativa formada por Tina Oziewicz e Aleksandra Zajac, uma divertida viagem aos confins dos sentimentos humanos.

Autoria: Tina Oziewicz, Aleksandra Zajac
Editora: Fábula
Preço: 14,95 euros

 

As emoções do Leopoldo

O medo, a raiva, a solidão ou a vergonha são alguns dos sentimentos por que todos evitaríamos passar se pudéssemos. Mas Leopoldo, um menino sensível que se habituou a guardar esses estados de alma bem no fundo de si mesmo, descobre que a melhor maneira de lidar com essas emoções pode ser muito fácil do que estava à espera…

Autoria: Deborah Marcero
Editora: Fábula
Preço: 14,95 euros

 

Pai, posso perguntar uma coisa?

Maria é uma criança com uma curiosidade tão ilimitada como a sua imaginação. Por isso, não vai descansar até que o seu pai lhe responda até onde vai o seu amor por ela. Continuaria a gostar de si se tivesse oito pernas longas como as aranhas ou uma tromba tão grande como a de um elefante? Um livro em forma de coração para ser lido em família.

Autoria: Catarina Araújo/Irene Freitas
Editora: Liliput
Preço: 13,95 euros