“A minha mãe é médica e já tenho saudades dela” é o nome de um livro que pretende ser uma homenagem aos médicos, enfermeiros e a todos os profissionais de saúde, mas também aos seus filhos.
É que neste combate ao novo coronavírus, os profissionais de saúde que estão a trabalhar diretamente com doentes infetados optam por ir viver para outra casa ou ficam na sua casa mas sem se aproximarem ou tocarem na família devido ao risco de contágio.
“Chamo-me Leonor, tenho treze anos, e a minha mãe é médica. Ela sempre teve horários estranhos, mas agora, desde que apareceu este novo coronavírus, cada vez estou menos com ela. Nos últimos dias ela deixou mesmo de vir a casa e já tenho saudades. Muitas”, lê-se nesta obra, disponível na internet de forma gratuita.
O livro, que também irá ter versões em italiano, espanhol, inglês e chinês, é uma iniciativa da editora Ideias com História. Da mesma coleção também fazem parte “Quando a minha escola abrir…” e “A minha avó tem coronavírus”.
O site CoronaKids é outra iniciativa desta editora, em parceria com a Direção-Geral da Saúde. Sabes o que é a etiqueta respiratória? Devemos andar sempre de máscara? Encontras as respostas neste site e muito mais: há atividades e jogos para te ocupares e divertires durante a quarentena.
Um dos jogos chama-se “STOP Contágio” e foi desenvolvido com base nas principais dúvidas que possas ter sobre o novo coronavírus. Também está online e é gratuito.
Há ainda dicas para te ajudar a lidar com este tempo todo entre quatro paredes, se sentires medo, saudades ou dificuldades neste momento único que estamos todos a viver.
Texto: Sandra Alves