Matemática está nos genes dos irmãos Mourão

Matemática está nos genes dos irmãos Mourão

Dois irmãos de Santa Maria da Feira conquistaram duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze, na 37.ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que terminaram dia 7 em Setúbal.

Tiago Mourão (9.º ano) e Nuno Mourão (7.º ano) fazem dois anos de diferença, estudam na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira, e concorreram em categorias diferentes. Para Tiago, a vitória não trouxe novidade. É a terceira vez consecutiva que arrecada uma medalha de ouro. Mas o irmão Nuno é um estreante no pódio. Será caso para concluir que o gosto pela Matemática está-lhes nos genes. Isto porque o irmão mais velho dos dois, Paulo Mourão, também já foi um vencedor desta competição, como indica a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em comunicado.

Nesta edição, nota a SPM, a Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, conseguiu repetir o feito de 2017 e arrebatou três medalhas. Leonardo Tavares (9.º ano) conseguiu uma medalha de ouro, David Nassauer (12.º ano) uma de prata e João Rocha (11.º ano) uma de bronze.

Na lista dos vencedores, disponível no site, também há vários medalhados do Norte. Na categoria Júnior, André Coelho do Vale, da Escola Básica Vallis Longus (Valongo) recebeu uma medalha de ouro, Diogo Ribeiro Sousa, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga), e José Gonçalo da Cunha e Silva, do Colégio do Ave (Guimarães), receberam o galardão de prata. João Cunha Ribeiro Rocha, do Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto), também arrecadou uma medalha de bronze.

Na categoria A (do 8.º ao 9.º anos), dois alunos de colégios do Porto venceram medalhas de bronze: Francisco Gomes, do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, e João Miguel Fernandes da Costa, do Externato Ribadouro.

Os vencedores das categorias A e B terão oportunidade de competir nas olimpíadas internacionais, que vão decorrer este verão no Reino Unido e no México.

 

Texto: Inês Schreck
Foto: Carlos Santos/Global Imagens