O projeto Media Lab JN realizou, na última quinta-feira (14), um dia intenso de atividades com a turma de Comunicação e Serviços Digitais da Escola Profissional de Comércio Externo (EPCE), no Porto.
Numa manhã, os estudantes participaram numa sessão sobre os perigos da desinformação e importância do jornalismo, foram desafiados a transformar-se em jornalistas e ainda puderam visitar a redação do Jornal de Notícias, o estúdio do JN Direto e a Rádio TSF.
O dia começou com uma sessão Media Lab JN na escola, sob as orientações do jornalista e formador Daniel Leal, que falou sobre o seu percurso pessoal como repórter e explicou questões relativas aos novos desafios da comunicação atual.
No fim da apresentação, a turma transformou-se numa redação online, através do Workshop Media Lab “Distribuição de Notícias para Redes Sociais”. Os alunos selecionaram notícias de atualidade do JN e adaptaram-nas para WordPress, Twitter e Instagram.
“Acho que é uma mais-valia não só para os alunos, mas também para nós enquanto docentes poder participar e experienciar este tipo de atividades porque enriquece-nos enquanto pessoas, profissionais e aprendizes deste mundo e desta sociedade“, afirmou a professora Manuela Marinho.
Após as atividades, os alunos seguiram para a visita às instalações do JN, onde assistiram a um vídeo sobre a história do jornal centenário, percorreram a redação e conheceram presencialmente a rotina e as atividades dos jornalistas. Tiveram ainda o privilégio de serem guiados por um dos editores do jornal, Nuno Marques, que levou os alunos a conhecer o estúdio do JN Direto.
Na Rádio TSF, o técnico José Barbosa foi o responsável por mostrar os estúdios aos estudantes, que puderam ouvir em direto a transmissão do noticiário das 12h00, uma experiência “espetacular“, segundo os alunos.
Um dos objetivos da atividade é consciencializar alunos e professores para a importância de valorizar o jornalismo e os jornalistas, numa era em que a desinformação é, cada vez mais, um perigo constante:
“Tudo parece tão fácil, a recompensa é tão imediata. Queremos uma notícia e é só um simples clique e parece que as coisas surgem feitas. Mas não é assim… Perceber a dinâmica e toda a envolvência que existe por trás é fundamental, bem como sermos capazes de tentar fazer alguns filtros, uma vez que estamos numa era das ‘Fake News’. Portanto, sem dúvida nenhuma, recomendamos e foi uma experiência a repetir também com outras turmas“, concluiu Manuela Marinho.
O Media Lab tem mais de uma década de existência, educando para a literacia mediática e para a cidadania ativa desde 2010. Saiba como participar no site do projeto.
Texto: Daniel Leal e Mariana Amorim (Media Lab JN)
Data de publicação: 20 de abril de 2022