O Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, anunciou o nascimento de uma cria de uma espécie de hipopótamo em vias de extinção, o hipopótamo-pigmeu.
A nova habitante do espaço nasceu no dia 14 de fevereiro – dia de São Valentim – e, por isso, foi batizada como Valentina.
Desde então tem estado “na recolha para receber os cuidados maternais exigidos nos primeiros meses de vida” mas desde 5 de julho que os visitantes já a podem conhecer.
As crias precisam de cinco a seis anos para atingir a maturidade e “1 em cada 10 nascimentos são machos”, por isso, o nascimento Valentina é ainda mais especial.
Os pais, Romina e Kibwana, são “os únicos dois membros do grupo de hipopótamos-pigmeu do parque zoológico”. Em todo o mundo, estima-se que existam apenas entre dois mil e 2400 hipopótamos desta espécie.
Esta espécie “encontra-se em risco de desaparecimento devido à desflorestação provocada pela indústria madeireira e pela ocupação humana, pela caça intensiva e também por conflitos armados nos locais de origem”, segundo explica o Zoo de Santo Inácio.
Este espaço abriu em 2000 e tem atualmente cerca de 600 animais de 200 espécies.
Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: DR