Não foi só a mudança de logotipo! O YouTube apresentou algumas atualizações para facilitar a tarefa aos criadores e aos milhões de pessoas que veem os vídeos todos os dias.
Vídeo vertical: Finalmente, foi introduzido suporte para vídeo vertical, permitindo que, mesmo com o telefone na vertical, o vídeo encha o ecrã. Deixa de ser preciso virar o smartphone para te livrares das barras pretas que apareciam, como até agora!
Mudar velocidade: No ícone com as definições que aparece em cada vídeo, podes ainda aumentar ou diminuir a velocidade com que ele corre. Está também a ser introduzida a possibilidade de saltar entre vários vídeos com o dedo a deslizar no ecrã. E agora podes saltar para a frente ou para trás 10 segundos com uma batida dupla à direita ou à esquerda da imagem, respetivamente.
Criadores mais rápidos: Para quem coloca o vídeo, a novidade é basicamente a redução de um atraso mínimo, de segundos, que havia nas transmissões ao vivo, em direto. O ligeiro atraso podia notar–se em silêncios estranhos ou dessincronização, mas agora há uma configuração de “latência ultrabaixa” que, se for escolhida, ajuda nas transmissões em tempo real.
Modo escuro: Se carregares no teu user, no canto superior direito, vês que podes ativar um novo tema acabado de disponibilizar, o tema “escuro”. É para criar um ambiente mais “cinematográfico”, explica a empresa. Se arrastares o dedo de baixo para cima, tens acesso a vídeos recomendados e a outros.
Nova ferramenta de comentários: Os youtubers têm agora uma nova ferramenta de moderação que filtra comentários e põe em espera os identificados como spam ou abuso potencial. O criador pode ainda bloquear automaticamente algumas palavras e frases dos comentários.