Dois livros de André Carrilho com pontos em comum: duas histórias com textos a rimar e cuja heroína é uma menina, inspiradas na filha do autor; há um ensinamento diferente por detrás de cada uma delas e as ilustrações são em aguarela e da autoria do ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista natural da Amadora.
A Menina com os Olhos Ocupados
Há uma menina que está constantemente “com os olhos ocupados”, quer dizer, sempre “colada” ao telemóvel, esquecendo-se do mundo à sua volta. Por isso, não vê a carrinha dos gelados, nem os cãezinhos ou os amigos. Nem sequer vê girafas, golfinhos, piratas, discos-voadores e montanhas-russas.
Mas um dia, acontece o impensável: o telemóvel da menina parte-se … e ela deixa de poder estar colada ao ecrã. E o resultado é ela aperceber-se de que há outra vida à sua volta.
A partir daí, a menina vai ocupar os seus olhos de outra maneira, à descoberta do mundo que tem estado sempre à sua espera!
Uma bela história com uma mensagem ainda melhor: desliga o telemóvel , tens a vida à tua espera cá fora!
Este livro venceu o Prémio Nacional de Ilustração.
Senhor Mar
Neste livro também há uma menina que, um dia, vai à praia com a família. Está calor, o sol aperta e a menina tem vontade de se refrescar nas ondas, mas o pai dá-lhe bons conselhos para não correr riscos e respeitar o “senhor mar”.
“Senhor Mar” é então uma história com belos desenhos e mensagens importantes: o mar é de todos e é uma força da natureza que nos atrai com a sua beleza e imensidão, mas é preciso ter cuidado com os seus perigos, respeitá-lo e proteger a vida que ele encerra.
Há um apelo para o despertar da nossa consciência ecológica, concentrando-nos na riqueza que os oceanos nos dão, respeitando a sua biodiversidade. “O mar é de todos, mas sinto que é meu, e está cá há mais tempo do que eu”, lê-se na história, narrada pela menina.
Texto: Maria José Pimentel