Pedro Moura tem oito anos e é piloto de karting. Este ano luta para ser bicampeão da modalidade.
Pedro Moura, conhecido no mundo das competições por Pex Moura Júnior, é atualmente campeão nacional de Karting, em iniciados. Com apenas oito anos, este menino penafidelense sonha em ser piloto de Fórmula 1, como o foi Ayrton Senna, ou Hamilton, dois dos seus ídolos.
De jeito doce e sorriso maroto, Pedro Moura é dos mais jovens portugueses a disputar os campeonatos de karting. Tem oito anos, a irreverência e a traquinice próprias da idade, mas quando entra em pista transforma-se e mostra a sua responsabilidade e concentração ao volante do seu kart.
Com seis anos, Pedro Moura participou na sua primeira competição – no Algarve – e venceu. Diz que gosta da “velocidade e das vitórias” e, se calhar por isso, empenha-se muito nos treinos, entre a escola, a natação e o kickboxing. “Adoro correr. Trabalho muito para obter bons resultados e nunca desisto”, afirma, confessando que fica “triste” quando não consegue o primeiro lugar do pódio.
Pedro tem no seu ADN a paixão pelos carros e pelas velocidades. “Quando andei de kart a primeira vez adorei e senti que era isso que queria fazer”, recorda o pequeno piloto. O pai, Pedro Moura, também foi piloto, mas deixou a competição ainda antes do filho nascer e agora é o seu treinador. Afirma que Pedro, que integra a equipa Paulo Pita Racing Team, apresenta-se “como o piloto português com mais potencial nesta área”.
Pedro está atualmente a competir nos campeonatos Rotax de Espanha e Portugal, a lutar pela manutenção do título e, em Espanha, é o primeiro classificado. Em Portugal não está tão bem posicionado, mas ainda é matematicamente possível o título de bicampeão. Vai participar, em novembro, na Taça de Portugal.
Texto: Mónica Ferreira
Foto: José Carmo/Global Imagens