“Prendas” de alunos de escolas de Chaves

“Prendas” de alunos de escolas de Chaves

O Caio e a Mariana são alunos do 8.º ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins e escreveram dois textos que partilham connosco. Um deles é sobre uma famosa tradição em Chaves, a Festa dos Santos e que se realizou no final de outubro. O outro texto refere-se à participação dos alunos no Digital Bookmark Exchange Project . Foi uma atividade que envolveu as turmas do agrupamento na criação de marcadores de livros originais e num intercâmbio, imaginem, com uma escola na Croácia!

Aqui vão os textos e algumas imagens que mostram um pouco daquilo que ali acontece. A Biblioteca do AE Dr. Júlio Martins partilhou ainda o link do seu blogue para que conheças mais pormenores da participação dos alunos de Chaves no Digital Bookmark Exchange Project.

 

A participação da nossa turma no Bookmark Exchange Project

Ao longo do mês de outubro de 2021, o mês internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar lançou o desafio de participação no “Bookmark Exchange Project”, uma atividade que consiste na troca de marcadores de livros com escolas de outros países.

Várias turmas do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins participaram nesta iniciativa, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, sob o tema “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.

As turmas A e E do 8.º ano, em particular, fizeram os seus marcadores a partir de contos tradicionais portugueses e franceses e tiveram como parceiros, para a troca, duas escolas da Croácia.

Os marcadores feitos pelos estudantes do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins já estão a ser enviados para os diferentes países e está a aguardar-se a chegada dos dos outros países às nossas escolas.

Texto: Mariana Lavrador
Aluna do 8.ºA da Escola Secundária Dr. Júlio Martins- Chaves

 

Feira dos Santos 2021

Do dia 30 de outubro ao dia 1 de novembro, é realizada nas ruas da cidade de Chaves, a feira conhecida como “Feira dos Santos”.

Devido à situação pandémica, a feira não foi realizada em 2020.

Entretanto, neste ano de 2021, a feira já pôde ser realizada, mas deve estar a perguntar: “ O que há de tão especial nesta feira?”.

É possível encontrar várias atividades durante o período da feira, tais como: artesanato, gastronomia, divertimentos e etc.

Além disso, a feira por vezes é utilizada como ponto de encontro nacional e estrangeiro, dado que os familiares de longe vêm visitar os residentes e muitos espanhóis, principalmente galegos, frequentam esta feira.

Um dos principais motivos da feira continuar a ser realizada todos os anos é a tradição, que é passada de geração em geração há tempos incontáveis.

As organizações responsáveis pela feira são a Câmara Municipal de Chaves com a parceria da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT).

Texto: Caio Batassa
Aluno do 8.ºA da Escola Secundária Dr. Júlio Martins – Chaves)