O Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, deu uma entrevista aos alunos “jornalistas” dos quintos anos, do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, na passada quinta-feira, 17 de outubro, onde fez um balanço do seu mandato, falou das conquistas alcançadas em equipa e os benefícios do Urbinat, os “corredores saudáveis”.
O Urbinat é uma ligação verde entre algumas localidades, como os bairros do Cerco, Falcão e Lagarteiro. “É um dos projetos importantes e esperamos que seja posto em prática. Um estímulo ao movimento de pessoas através de espaços inspirados pela natureza, concebidos e implementados com a comunidade local”, apontou.
De acordo com o presidente, a obra mais importante da Junta foi ter comprado um edifício para fazer um Centro de Dia para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, potencializar um conjunto de ações para promover uma convivência, participação e integração dos indivíduos na vida social. “Já para a freguesia, o projeto mais relevante é o Matadouro Municipal, para impulsionar o crescimento económico, coesão social e cultural”, concluiu.
“À Conversa com o Presidente da Junta de Campanhã” faz parte da atividade de experimentar o funcionamento de uma “Redação do Século XXI”. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender quais são os critérios para escolher um tema, como buscar conteúdos na internet, escolher o entrevistado, selecionar as perguntas e realizar a marcação da entrevista. “Aprender, Fazendo” foi o desafio lançado pela oficina de Literacia para os Média através do projeto Media Lab do Jornal de Notícias. Posteriormente, os alunos irão construir suas notícias para os formatos de podcast e videocast. Uma abordagem muito mais reflexiva da realidade jornalística.
Esta semana, seguimos as nossas entrevistas com os alunos dos sétimos e quintos anos. As oficinas ocorrem sempre às quartas e quintas-feiras, no Agrupamento do Cerco do Porto, inicia-se por volta das 8.30h.
O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática e a cidadania ativa.