Há mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau e cada uma das receitas pode variar, ao gosto de quem a prepara.
O bacalhau com natas estará entre as opções mais populares (assim como o bacalhau à Brás), até para aqueles que não gostam deste peixe simplesmente cozido. E como é desfiado, envolvido num molho bechamel cremoso e gratinado no forno, dificilmente vais resistir.
Pelo meio ainda leva batata-palha, mas também pode utilizar-se batata frita aos cubinhos ou – numa opção mais saudável – batatas noisette feitas no forno e cortadas ao meio, para melhor absorverem o molho.
Aproveita que o Dia da Mãe está à porta, lança-lhe o desafio e faz-lhe companhia na preparação desta refeição. A receita que sugerimos é da Pumpkin, site parceiro do TAG.
Preparação
1.Coloca o bacalhau numa panela com água suficiente para o cobrir e uma folha de louro. Deixa levantar fervura e depois baixa o lume. Deixa cozinhar 5 a 10 minutos.
2.Retira o bacalhau e depois de arrefecer um pouco tira as espinhas, a pele e desfia. Guarda a água da cozedura.
3. Aquece o forno a 220ºC.
4.Descasca a cebola e o alho e pica miudinho.
5.Numa panela deita o azeite, deixa aquecer e junta a cebola e o alho. Refoga em lume brando até ficar bem douradinho. Junta as lascas de bacalhau e envolve bem.
6.Junta a batata palha e a água de cozer o bacalhau, mistura bem e depois coloca num tabuleiro de forno.
7.Para o molho bechamel: numa panela derrete a manteiga e junta a farinha, pouco a pouco até estar homogénea e sem grumos. Lentamente vai juntando o leite, para que seja absorvido pela mistura antes de acrescentar mais. Depois de adicionar todo o leite mexe sempre, em lume brando, até levantar fervura. Tempera com sal, pimenta e noz moscada.
8.Quando o molho engrossar, retira do lume e junta as natas. Envolve bem.
9. Junta o molho ao tabuleiro de forno. Espalha o pão ralado por cima e leva ao forno a gratinar durante 20 minutos.
Ingredientes
Texto: Sandra Alves
Queres mais sugestões Quente e Frio? Podes ver aqui.