É verdade, são notícias muito tristes para o planeta. Cada vez há mais cientistas e biólogos a avisar que as alterações climáticas, o corte de árvores, os excessos do homem ameaçam espécies, animais e vegetais. E agora uma das que mais enternece os nossos corações junta-se às que estão seriamente ameaçadas.
A Fundação Australiana dos Coalas avisou que estes animais estão “funcionalmente extintos.”. Os responsáveis dizem que pensam já só haver 80 mil destes marsúpios no seu estado selvagem no país. E embora este seja um número estimado, em certa parte até difícil de calcular, a ser verdade a situação é grave.
Isto porque, a partir de um certo número, já não há pares de coalas que cheguem para se reproduzirem e garantirem a sobrevivência da espécie e é isto que “funcionalmente extinto” quer dizer.
A boa noticia é que ainda há alguma esperança: com este número, os esforços dos governos e de pessoas que queiram ajudar, se forem fortes e urgentes, ainda podem ter efeito. Os coalas têm sofrido com incêndios, doenças, aquecimento global, desbravamento de florestas e falta de alimento. Com algum investimento e união de esforços, talvez ainda se possam salvar…
Recentemente, a Organização Mundial das Nações Unidas alertou que um milhão de espécies estão ameaçadas em todo o mundo. Podes reler a notícia TAG aqui.
Foto: Arquivo Global Imagens